O que é score baixo e como melhorar seu crédito?

O que é score baixo e como melhorar seu crédito?

O score baixo é um problema comum entre muitos brasileiros que, por não obterem uma pontuação considerada boa perante os órgãos reguladores de crédito, acabam tendo dificuldades para comprar imóveis, obter empréstimos, financiamentos e muito mais.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te explicar como funciona esta classificação e entender se você está precisando dar aquela elevada no seu score. Vamos lá?!

O que é score baixo?

Antes de falar sobre score, precisamos entender o que é o score de crédito. Basicamente, é um indicador sobre perfil financeiro com uma pontuação que vai de 0 a 1.000, sendo que quanto maior for este número, maiores são as chances das pessoas honrarem seus compromissos financeiros.

Isso significa, por exemplo, que se você possui um score abaixo de 500, as instituições financeiras podem te ver como um cliente com baixas chances de honrar o crédito e não ficar com dívida.

O Serasa Score 2.0, atualmente, é o principal medidor de crédito dos brasileiros. A partir de uma ferramenta que analisa os hábitos de consumo e pagamentos, o órgão consegue identificar quais clientes podem ser vistos como “confiáveis” pelas instituições financeiras.

Aproveita e dá uma olhada na live que fizemos no canal do Youtube do Digio sobre tudo o que você precisa saber sobre análise de crédito:

Como um score baixo pode me atrapalhar?

Como já adiantamos, o score um dos indicadores usados por diversas instituições para analisar a confiabilidade de seus possíveis clientes. Ou seja, ele faz parte dos indicadores que determinam se você é, ou não, um bom pagador.

Para ficar mais fácil de entender, imagine você na seguinte situação:

Sentiu o peso de estar com o score negativado? E não são poucas as situações em que você pode se frustrar por ter uma pontuação abaixo do esperado.

Se você pretende buscar financiamento para casa ou imóvel, empréstimos, ou obter um cartão de crédito, provavelmente terá dificuldades se não tiver uma boa classificação no Serasa e em outros órgãos.

Como aumentar meu score?

Seria fácil dizer que, para ter o score alto, é só pagar todas as contas em dia e nunca se endividar, certo? Mas a gente sabe que nada é assim tão simples e, em alguns momentos, o endividamento pode ser inevitável.

Por isso, se você descobriu que sua pontuação não está nos padrões desejados e quer virar esse jogo, nós separamos algumas dicas:

Quitar dívidas

Claro que esse é o tópico mais óbvio, mas também é o mais importante. Por isso, além de deixar suas contas atuais em dia e dar uma olhada nas anteriores, vale dar uma conferida no seu score do Serasa (é preciso criar um acesso com login e senha) e ver se você tem algum acordo disponível para quitar uma dívida antiga.

Aproveite, também, para ler nosso conteúdo sobre como quitar dívidas e ficar com nome limpo.

Compre parcelado quando for necessário

Sabia que quem compra tudo à vista não é analisado pelos órgãos de crédito? Então, aproveite essa deixa para dividir o pagamento das suas compras maiores, pagar tudo em dia e, com isso, ter o seu bom comportamento como consumidor estudado pelo Serasa e outras instituições.

Dê uma maneirada nos cartões de crédito

Ter muitos cartões de crédito ao mesmo tempo ou pedir aumento de limite com frequência são atitudes que podem fazer com que seu score fique baixo. Essa é uma medida dos órgãos reguladores para evitar fraudes, como alguém tentando usar seu nome, por exemplo.

Então, se você pediu um cartão de crédito e não teve um retorno positivo, espere pelo menos uns 6 meses para pedir de novo. E sobre o limite, aguarde a própria instituição aumentar as suas possibilidades de crédito.

Deixe seus dados em dia

Por último, mas não menos importante: mantenha seus dados atualizados! Afinal, é fundamental ser transparente com todas as empresas que você possui uma relação comercial, assim como com os órgãos reguladores de crédito.

Por isso, busque atualizar todos os seus cadastros com informações como números de telefone e endereço. Isso faz com que os seus credores saibam onde podem te encontrar e que você está à disposição deles para quitar seus débitos.

Agora que você já sabe como aumentar seu score, já podemos até imaginar um fim para a historinha em que você se meteu…

Gostou das dicas? Segue o Digio em todas as redes sociais e fique ligado aqui no Blog do Digio para não perder nenhuma novidade. 


Compartilhar o artigo