Saiba como consultar o PIS com seu CPF!

Saiba como consultar o PIS com seu CPF!

Você sabe como consultar o PIS (Programa de Integração Social)? Neste conteúdo, vamos te mostrar como você pode conferir o saldo do seu PIS pela internet usando o seu CPF.
Bora lá?!

O que é o PIS?

Antes de explicar como funciona a consulta do PIS, vale entender mais sobre o benefício. O primeiro ponto a se destacar, como já adiantamos na introdução, é a sigla, que significa Programa de Integração Social.

Criado em 1970, o PIS consiste em um valor pago anualmente pelo Governo Federal para os colaboradores de empresa privada. Sendo assim, cada funcionário que possui carteira assinada tem um número do PIS registrado em seu nome.

A função do benefício é atuar como uma espécie de 14º salário para os trabalhadores de baixa renda. O valor pago deve ser de até um salário mínimo, ou seja, R$ 1.100, e varia de acordo com o tempo de serviço da pessoa durante o ano.

Por exemplo: se você trabalhou um período completo de 12 meses, recebe um salário mínimo inteiro. Porém, se trabalhou apenas 5 meses, vai receber o valor proporcional.

Quem tem direito ao PIS?

Tem o direito de receber o PIS o trabalhador com carteira assinada que atuou por pelo menos 30 dias no ano anterior ao recebimento do benefício.

Além disso, a pessoa deve receber, no máximo, dois salários mínimos e estar cadastrada no PIS há pelo menos 5 anos. É importante lembrar, também, que a empresa deve ter cadastrado o funcionário no PIS para que ele receba o valor normalmente.

Como consultar o PIS?

Para consultar seu PIS on-line, usando o CPF, basta seguir o passo a passo a seguir:
1. Acesse o portal Meu INSS;
2. Clique em “Entrar” com gov.br;
3. Se você ainda não tiver cadastro, cadastre-se, caso contrário, clique em “Continuar”;
4. Insira sua senha;
5. Na página inicial, clique em “Meu cadastro”, no canto superior esquerdo;
6. Depois disso, você poderá ver seus dados, como nome, CPF e o NIT/PIS.

Viu como é fácil? Agora é só consultar e descobrir o quanto você tem a receber!

E o que é o Pasep?

Se você conhece o PIS, provavelmente já ouviu falar do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Basicamente, é o mesmo benefício e é destinado a funcionários públicos.

Detalhes como o cálculo do valor, assim como prazos para recebimento, são exatamente iguais ao PIS. Além disso, a consulta ao benefício também é feita da mesma forma, ou seja, via portal “Meu INSS”.

Quer saber mais sobre os benefícios? É só acessar o conteúdo completo sobre o que é PIS/PASEP e abono salarial.


Compartilhar o artigo