Como organizar as finanças e iniciar 2023 com o orçamento em dia? Veja 5 dicas!

Como organizar as finanças e iniciar 2023 com o orçamento em dia? Veja 5 dicas!

As dívidas são uma das preocupações mais comuns entre os brasileiros — e podem surgir por vários fatores. Por isso, o início do ano merece atenção. Afinal, é fundamental saber como organizar as finanças para que as contas não sejam maiores do que a sua capacidade de pagá-las.

O controle de gastos interfere na saúde financeira e, consequentemente, na qualidade de vida das pessoas. Portanto, o planejamento financeiro ajuda a se prevenir para manter uma rotina tranquila sem que as despesas virem uma bola de neve.

Se você deseja descobrir como se organizar financeiramente para começar o ano com as contas em dia, confira 5 dicas!

Entenda a importância do orçamento financeiro

Antes de compreender maneiras de organizar as finanças, vale entender por que esse hábito é importante. Um dos pontos essenciais é criar a consciência de que você terá controle sobre o seu dinheiro. Esse cuidado constante afetará positivamente todas as esferas de sua vida.

Não há como planejar o futuro sem ter o domínio do presente, certo? Logo, a organização permite entender quanto você recebe e quanto gasta. Com isso, fica mais fácil saber como fazer compras de maneira consciente, economizar para realizar planos e até atingir metas de investimento.

Dessa forma, as possibilidades de os seus objetivos se concretizarem são maiores com o planejamento financeiro. Se você deseja comprar uma casa, trocar de carro, fazer uma viagem ou investir em um curso para você, por exemplo, organizar as finanças ajudará nas conquistas.

Ademais, a visão realista da sua situação promove uma resolução de problemas com rapidez. Faça uma analogia: pense que você está com uma peça do carro quebrada. Quanto mais demorar para saber qual é a parte defeituosa, maior será o tempo de espera até fazer o carro funcionar, concorda?

O mesmo ocorre com as finanças. As mudanças são visíveis quando você as estuda e entende quais os gastos que podem ser cortados ou os valores possíveis de investir. Então a organização financeira serve para iniciar 2023 com o orçamento em dia e beneficiar todos os setores de sua vida.

Como organizar as finanças para 2023 com 5 dicas

Após entender a importância de se planejar, você deve saber quais são as atitudes que podem ajudar nesse plano. Alguns hábitos simples já podem transformar sua realidade financeira.

Quer entender melhor? Então confira 5 dicas para iniciar o ano com o planejamento em dia!

1. Adote práticas conscientes nos gastos de final de ano

O controle de gastos deve iniciar quanto antes. Por isso, fique atento ao período de festas, viagens e pagamento de impostos. Essa época pode influenciar em como você iniciará financeiramente o ano de 2023. Então acompanhe os gastos para que o orçamento não fique bagunçado.

Lembre-se de que o planejamento não serve para impedir seus momentos de diversão. Porém, ele explicita o quanto você pode gastar, além de definir suas prioridades. Pensando nisso, busque meios mais econômicos de curtir as férias para que sua saúde financeira não seja prejudicada.

Ao final do ano, atente-se também ao 13º salário, caso trabalhe com carteira assinada. Se você tem metas a serem cumpridas no próximo ano, vale a pena incluir o valor recebido no planejamento. Uma finalidade interessante para o dinheiro é investi-lo para ajudar a alcançar objetivos futuros.

2. Mantenha um controle de gastos

A planilha é uma grande aliada na hora de controlar os gastos. Isso porque ela é uma ferramenta prática, que permite a visualização de todas as entradas e saídas de dinheiro. Assim, com o panorama completo da sua situação, há a possibilidade de identificar as áreas mais delicadas e trabalhar nelas.

Nesse caso, é importante que todos os valores sejam anotados, mesmo aqueles menores, combinado? Só com uma noção verdadeira dos gastos é possível fazer o planejamento financeiro pessoal e familiar completo.

Portanto, o controle permite a criação de metas e ajudará a traçar planos para garantir que elas sejam realizadas ao longo do tempo.

3. Procure quitar as dívidas

Para iniciar o ano com maior tranquilidade, a dica é deixar as contas em dia. Após fazer uma planilha para visualizar quais são os gastos, quite ou renegocie as dívidas. Já sabe como fazer isso? É simples! Primeiramente, organize as pendências por data de vencimento e cobrança de juros.

A partir dessa organização, você descobrirá quais são as prioridades de pagamento, conforme as taxas incidentes, o valor ou a necessidade — como em caso de contas de consumo. Se for preciso, renegocie as condições de pagamento para ter mais facilidade na quitação.

4. Comece a poupar

Após compreender a importância de organizar as finanças, pensar em práticas econômicas, fazer uma planilha de gastos e quitar suas dívidas, é hora de poupar! Assim, o dinheiro que sobra mensalmente com o planejamento pode ser utilizado com sabedoria.

Tenha em mente que o seu orçamento é a base para começar a poupar. A partir dele, você criará uma reserva financeira para emergências e conseguirá mais recursos para realizar as metas futuras. Essas são formas de alcançar seus sonhos com maior segurança.

Uma parte importante do processo é definir o percentual ou valor que será poupado de acordo com sua realidade. Afinal, você só pode guardar dinheiro se todas as contas estiverem em dia, não é mesmo?

Lembre-se de que o controle financeiro serve para organizar sua renda e não para bagunçá-la. Então não adianta começar a poupar enquanto ainda está endividado, por exemplo. Caso contrário, há riscos de complicar a sua situação e dificultar a solução das pendências.

5. Possua metas financeiras

Estudar sobre investimentos e como organizar as finanças é uma opção para que você aproveite o dinheiro da melhor maneira possível. Essa prática ajuda a trilhar o caminho em busca de maior qualidade de vida e da realização de planos de curto, médio e longo prazo.

Por isso, crie objetivos para o novo ano. A motivação em se organizar aumenta quando se tem um foco para as economias. Nesse sentido, você pode criar uma lista com metas a serem atingidas. Ela servirá como um guia para saber quanto precisa poupar e se programar adequadamente.

Você viu como organizar as finanças pode trazer benefícios para a sua vida? Tente incluir as 5 dicas no seu cotidiano e comece o ano de 2023 muito mais preparado. Com um planejamento financeiro em dia fica mais fácil abrir espaço para novos projetos e possibilidades.

Quer mais dicas sobre como cuidar do seu dinheiro? Então acompanhe o blog do Digio e aprenda mais sobre finanças!


Compartilhar o artigo