Entenda as principais vantagens e desvantagens do cartão de crédito!
Ele é amado por uns, mas temido por outros. A verdade é que o uso do cartão de crédito, assim como os demais meios de pagamento, apresenta vantagens e desvantagens que devem ser observadas no momento de decidir utilizá-lo.
Recorrer a essa alternativa com segurança e responsabilidade pode ser de grande ajuda em momentos em que o orçamento está apertado, certo? No entanto, a desorganização é uma verdadeira inimiga para quem opta pelo método na hora de fazer compras.
A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens do cartão de crédito. Fique atento para não se endividar!
Quais são as vantagens do cartão de crédito?
O cartão de crédito segue, há anos, como um dos principais métodos de pagamento usados no Brasil. No 2º trimestre de 2023, por exemplo, ele estava na 2ª colocação, mantendo-se atrás somente do Pix, de acordo com dados do Banco Central (Bacen).
O favoritismo é decorrente das diversas vantagens que ele apresenta. Veja os principais benefícios de usar o cartão de crédito!
Parcelamento de compras
Uma das características mais marcantes do uso do cartão é a praticidade para a divisão do valor das aquisições. A funcionalidade permite que o total de uma compra seja parcelado, tornando o pagamento mais acessível ao distribuí-lo em frações mensais.
Com o parcelamento, os usuários têm a possibilidade de realizar compras mais substanciais, como eletrônicos, eletrodomésticos ou até mesmo veículos. Dessa forma, produtos e serviços de preço mais alto podem ser comprados sem um impacto imediato no orçamento.
Além da conveniência, a divisão do pagamento em prestações mensais contribui para o controle financeiro. Ao dividir o valor, é possível otimizar o planejamento dos seus gastos, ajudando a tornar a gestão das despesas mais eficiente e equilibrada.
Acumulação de pontos e benefícios
Os bancos podem oferecer benefícios para os seus clientes que usam determinados tipos de cartão de crédito. Por exemplo, existem modalidades em que são acumulados pontos a cada compra — e eles podem ser convertidos em vantagens diversas, como descontos, serviços exclusivos, cashback ou até mesmo viagens.
Os serviços representam uma oportunidade de maximização das transações, transformando gastos cotidianos em ganhos tangíveis. Com os programas oferecidos pelas instituições, quanto mais você usa o cartão, mais pontos acumula, ampliando as possibilidades de aproveitar condições exclusivas.
Pagamentos online
Outro aspecto positivo relacionado ao cartão de crédito é o seu uso digital. Dessa maneira, você pode pagar contas online de modo fácil e rápido usando o método.
As lojas virtuais com frequência disponibilizam o Pix, boleto e cartão de débito como formas de pagamento. Porém, essas modalidades são à vista, o que pode afetar o orçamento. Além disso, caso haja um problema com a operação, o ressarcimento pode ser mais complexo com esses meios.
O cartão de crédito possibilita o parcelamento das compras, como visto. Logo, você poderá ter acesso a mercadorias e serviços comercializados na web dividindo o valor da aquisição, sem a necessidade de retirada imediata do dinheiro.
O meio de pagamento também é capaz de simplificar estornos e evitar problemas maiores com operações realizadas de modo equivocado. Como o valor será cobrado somente na próxima fatura, há mais tempo para resolução de eventuais transtornos.
Histórico de crédito
A construção de uma reputação financeira sólida é uma medida que deve ser considerada por todos que desejam ter melhores serviços e condições no mercado, concorda? Então o uso regular e responsável do cartão de crédito pode colaborar para essa finalidade.
Ao efetuar compras e pagar a suas faturas pontualmente, você está contribuindo para o desenvolvimento de um histórico de crédito positivo. O Serasa Score e o Cadastro Positivo, por exemplo, usam dados como esses para formular a pontuação de cada pessoa.
A utilização do método de pagamento é analisada pelos órgãos de avaliação, influenciando o seu score. Assim, a manutenção de um bom histórico de pagamento e o uso adequado do limite disponível, por exemplo, demonstram responsabilidade financeira e colaboram para ter acesso a outras soluções.
Uma pontuação alta pode facilitar a aprovação em novas linhas de crédito, como empréstimos ou financiamentos. Ela também é capaz de colaborar para condições mais favoráveis, como taxas de juros mais baixas.
Flexibilidade financeira
Por fim, você tem acesso a condições financeiras mais flexíveis quando usa o cartão de crédito. Ao adotá-lo, é possível efetuar compras imediatas sem depender exclusivamente do saldo disponível em sua conta bancária, pois a cobrança chegará dias depois, em sua fatura.
Essa flexibilidade é particularmente valiosa em emergências ou quando há necessidade de pagamentos significativos, mas não há reserva suficiente de recursos imediatos. Já a opção do parcelamento, como visto, pode ser um alívio financeiro, permitindo a distribuição do custo de compras ao longo do tempo.
A característica fica mais evidente no pagamento mínimo e parcelamento da fatura, que são termos flexíveis de quitação dessa modalidade. Isso permite a adaptação às oscilações do orçamento pessoal, proporcionando uma ferramenta versátil para o enfrentamento de desafios financeiros.
Quais são as desvantagens?
Agora que você conhece as vantagens do uso do cartão de crédito, está na hora de descobrir os pontos de atenção a se considerar sobre ele. Desse modo, será mais fácil compreender como usar o meio de pagamento a seu favor.
Acompanhe!
Juros altos
As taxas de juros do cartão de crédito têm um peso significativo nos contras do uso dessa forma de pagamento. De acordo com o Banco Central, a alíquota anual chegou a 706,10% em determinado banco. Logo, é preciso ter atenção redobrada com esses custos.
O atraso do pagamento da fatura estão sujeitos a encargos financeiros. Os valores cobrados podem representar um peso considerável no orçamento, tornando o saldo devedor mais difícil de ser quitado. Em alguns casos, o parcelamento também conta com a cobrança de juros.
A desvantagem ainda impacta diretamente o custo total das compras realizadas com o cartão de crédito, podendo gerar um ciclo financeiro negativo, se não administrada com cuidado. Ademais, o não pagamento integral no vencimento potencializa o acúmulo de dívidas.
Risco de endividamento
Em outubro de 2022, mais de 85% dos brasileiros tinham contas a pagar com o cartão de crédito. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Agência Brasil.
A possibilidade de ter gastos além do montante disponível em conta torna o cartão um método que aumenta o risco de criação de dívidas. Quando você escolhe o pagamento mínimo, por exemplo, os juros podem se tornar uma “bola de neve” se os valores devidos não forem administrados adequadamente.
A facilidade de acesso ao crédito oferecido pelo cartão, embora conveniente, também aumenta a tentação de gastos maiores do que o planejado. Se a situação não for gerenciada, o comportamento é capaz de resultar em dificuldades financeiras, afetando a sua estabilidade econômica.
Para mitigar o risco de endividamento, utilize o cartão com responsabilidade, honrando os pagamentos integrais e evitando o acúmulo de saldos pendentes. A conscientização sobre os limites financeiros pessoais e o uso criterioso do método são essenciais para a prevenção de dívidas, ok?
Custos adicionais
No geral, os juros do cartão são cobrados no caso de parcelamentos e atrasos, certo? Mas despesas adicionais podem surgir pela simples adesão ao método de pagamento. Ainda de acordo com o Bacen, a cobrança de taxas é autorizada nos casos de:
- anuidade;
- emissão de segunda via do cartão;
- uso do cartão para pagamento de contas;
- pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.
Além desses, até mesmo o envio de mensagem automática relacionada às movimentações no cartão pode ser cobrado pelas operadoras, segundo o Banco Central. Portanto, você deve se manter atento aos serviços pagos.
Nesse contexto, vale saber que uma das cobranças mais comuns é a anuidade. Trata-se de um valor cobrado todos os anos pela manutenção do cartão e representa um ônus financeiro recorrente. Tarifas de saque ainda podem impactar o bolso, especialmente devido à frequência com que ele é usado.
A falta de consciência sobre esses custos pode resultar em despesas inesperadas, comprometendo o orçamento planejado. Logo, esteja ciente sobre as cobranças e escolha os melhores planos. Também há bancos que isentam os seus clientes de determinados gastos, o que pode representar economias reais.
Risco de fraude
Finalmente, você precisa observar a possibilidade de ser vítima de golpes durante o uso do cartão de crédito. Em um ambiente digital cada vez mais suscetível a cibercrimes, os dados estão sujeitos a violações de segurança ao realizar a compra em um site sem proteção ou fraudulento, por exemplo.
Assim, ataques cibernéticos e esquemas de phishing podem expor informações sensíveis, colocando em risco a integridade financeira do usuário. A perda física do cartão também aumenta o potencial de utilização inadequada dele.
Dessa forma, podem ocorrer transações fraudulentas, resultando em prejuízos financeiros e complicações na resolução. Nesse contexto, a ativação do uso por aproximação pode ampliar os riscos, embora ofereça praticidade no dia a dia.
Portanto, a adoção de medidas de segurança é fundamental para a mitigação dos riscos. Por isso, faça o monitoramento regular das transações, adote senhas robustas e ative alertas para atividades suspeitas.
A prontidão em relatar perdas ou transações não reconhecidas é crucial para a rápida solução de problemas. Desse modo, embora os cartões ofereçam conveniência, a conscientização sobre os riscos e a adoção de práticas de segurança são essenciais para a proteção efetiva contra fraudes, combinado?
Você conferiu as principais vantagens e desvantagens do cartão de crédito. O uso responsável e seguro é uma premissa básica para aqueles que adotam o método de pagamento, tornando mais fácil manter as contas em dia, seguras e com custos reduzidos.
Você gostaria de ter acesso a mais informações como essas? Então siga o Digio no Instagram, Facebook e YouTube!