O que é Informe de Rendimento?

O que é Informe de Rendimento?

Informe de rendimentos: para que serve e como ter acesso

Sabemos que para montar sua Declaração Imposto de Renda – o famoso IR – e declarar seus rendimentos do ano anterior para a Receita Federal, requer alguns documentos importantíssimos. Entre eles, está o Informe de Rendimentos e é justamente dele que vamos falar neste texto!

O Informe de Rendimentos é um documento que você vai precisar anualmente para fazer o seu imposto de renda. Ele também pode ser solicitado em outras situações da sua vida, como por exemplo: recebimento de um valor alto na sua conta do banco, em análise para aumento de limite do cartão de crédito, para solicitar um empréstimo, financiamento, em algum investimento que fizer tipo poupança ou CDB.

O Digio oferece diversos conteúdos para ajudar em sua vida financeira e por isso a nossa galera preparou esse texto para acabar com muitas dúvidas sobre o que é informe de rendimento, onde e como solicitar para quando você precisar!

O que significa Informe de Rendimento?

Como o próprio nome já dá um spoiler, é um documento que informa todos os ganhos durante um determinado período, normalmente ao ano anterior à data da declaração. Ou seja, um informe de rendimento solicitado em 2021, terá os recebimentos descritos do dia 1 de janeiro à 31 de dezembro de 2020.

Você pode solicitar o seu informe para os bancos que você tem conta corrente e movimentou valores ou que recebe seu salário, aposentadoria ou qualquer ganho e também para outras instituições.

Então de uma forma geral, o Informe de Rendimento é como o contribuinte do Imposto de Renda organiza seus recebimentos do ano anterior e informa os valores à Receita Federal. Dessa forma, o governo encontra no documento informações que servirão de base para o cálculo do IR e consegue cruzar e checar dados financeiros tanto das fontes pagadoras quanto daqueles que receberam os valores.

Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

Quem precisa fornecer o meu Informe de Rendimento?

É importante deixar bem claro, que os seus fornecedores de Informe de Rendimentos podem alterar de acordo de como você recebe seus ganhos. Os mais comuns são:

• A empresa que você trabalha (em caso de serviço CLT);
• Bancos para quem tem conta corrente ou poupança;
• Corretora de investimento, para quem investe dinheiro;
• Para pessoas que recebem benefícios previdenciários, por exemplo, INSS.

Existem algumas informações que são fundamentais para constituir esse documento, que são:

• A fonte pagadora, então, o nome da empresa;
• O beneficiário, ou seja, você;
• Os rendimentos tributáveis, que é o valor gerado a partir do seu trabalho, salário, cargo, função ou qualquer valor recebido;
• As retenções de impostos, que são os valores pagos pela empresa ao Governo Federal.

Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

Como tirar o Informe de Rendimento?

No caso da empresa que trabalha ou trabalhou anteriormente, o Informe de Rendimentos deve ser entregue pelo empregador em tempo hábil para realizar a declaração do Imposto de Renda. É importante revisar os dados antes de inseri-lo na declaração.

Os bancos, corretoras de investimentos e instituições financeiras disponibilizam uma página específica no site ou no aplicativo para a emissão do documento. Em alguns casos, também é enviado por e-mail e é possível obter ajuda por telefone.

Aqui no Digio, enviamos o documento por e-mail para todos os clientes. Há também a opção de baixar pelo nosso app e é super fácil:

1) Abra o DigioApp;
2) No menu do aplicativo, toque em Informe de Rendimentos;
3) Gere o PDF do seu Informe de Rendimentos ou envie o arquivo para o e-mail cadastrado na sua conta.

Se mesmo assim ainda não conseguiu, não tem problema. Entre em contato com a nossa Central de Atendimento localizado no DigioApp em Menu > Telefones > Atendimento e solicite o envio para o seu e-mail cadastrado no Digio 😊

O INSS é outra instituição que muitos costumam utilizar por serem aposentados ou pensionistas, por exemplo. Ela também oferece o Informe de Rendimentos dos seus segurados e tem os valores pagos em benefícios como base, inclusive, é possível realizar online por meio do Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/central/).

O próximo passo depois de pegar todos os seus Informes de Rendimentos, é montar a sua Declaração de Imposto de Renda. E, sim! Iremos te ensinar o passo a passo para conseguir fazer a sua própria declaração no blog do Digio.