Como receber a restituição do Imposto de Renda 2021?

Como receber a restituição do Imposto de Renda 2021?

Antes de chegar até aqui, esperamos que você já leia tudo sobre Como fazer o Imposto de Renda 2021!

Caso ainda não tenha feito isso, sugerimos que vá lá no post porque explicamos o passo a passo para que você faça a sua declaração de Imposto de Renda, detalhando tim tim por tim tim, aumentando assim, as chances de não cair na malha fina.

A restituição faz parte do processo de enfrentar o Leão, e cá entre nós, é uma das melhores etapas 💰

O que é a restituição do Imposto de Renda?


Ao concluir a sua declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal pode constatar que você pagou mais impostos do que deveria. Dessa forma, há a devolução desse dinheiro para os contribuintes. Ou seja, você “recebe de volta” o que excedeu de impostos no ano anterior, no caso 2020. Essa é uma explicação simples da famosa restituição!

Para garantir a sua restituição o quanto antes, é importante que declare o seu Imposto de Renda 2021 o mais rápido possível 😉

Cronograma de restituição do imposto de renda

Esse processo é feito em 5 lotes (que você pode verificar abaixo) de 31 de maio à 30 de setembro de 2021 – recentemente foi prorrogado pelo governo. Inicialmente, não é possível saber em qual lote você receberá. É importante ficar de olho no site da Receita Federal, porque uma semana antes da liberação de cada lote, é divulgado quais contribuintes irão receber naquele data.

Caso você não tenha recebido a restituição, pode ser que tenha caído na malha fina. Saiba como resolver nesse caso.

Lote Data
1º 31/05/2021
2º 30/06/2021
3º 30/07/2021
4º 31/08/2021
5º 30/09/2021

📢 IMPORTANTE: o valor cairá na conta informada no final do preenchimento da declaração. Caso você queira receber pelo Digio é possível, basta verificar os dados da sua conta. No seu DigioApp na parte do menu, clique em Expandir, localizado na parte superior direita. Ali estarão todos os dados que precisa informar para receber sua restituição pela DigioConta!

Como aumentar a restituição do imposto de renda

É possível se atentar aos detalhes e aos comprovantes para aumentar o valor que receberá. Gastos com saúde, educação, previdência privada, dependentes, doação e pensão alimentícia podem aumentar as deduções da sua restituição.

🩺 gastos com saúde
Aqui temos notícias mais do que boas: os gastos com saúde não possuem limites para dedução. É importante salientar que despesas estéticas como nutrólogo sem recomendação média, por exemplo, não são válidos.
📚 gastos com educação
Os gastos aqui com limite de R$ 3.641,50 poderão ser deduzidos.
💰 gastos com Previdência Privada
É possível conseguir até 12% de dedução da renda tributável anual.
👥 gastos com dependentes
Se teve despesas com pais, filhos e avós, você pode ter dedução até o limite de R$ 2.275,08, por dependente.
💙 gastos com doação
Caso consiga comprovar doação de valores para instituições e fundos do governo, você pode conseguir a dedução.
🛒 gastos com pensão alimentícia
Se você possíveis algum alimentado, você pode conseguir dedução dessas despesas, limitadas ao valor pelo qual é obrigado a pagar judicialmente, acordo homologado judicialmente ou por escritura pública.

Quer receber sua restituição na DigioConta mas ainda não abriu a sua? Clique aqui e abra agora!