Roubo de celular: 5 dicas para proteger suas informações

Roubo de celular: 5 dicas para proteger suas informações

Só de sonhar com o roubo de celular já dá um aperto no coração, né? Afinal, guardamos nossas informações pessoais, dados bancários e podemos fazer tudo por meio dos dispositivos móveis, inclusive gerenciar nossas finanças.

Mas fica tranquilo, com as dicas a seguir você fica menos vulnerável caso perca ou tenha seu celular roubado, se liga.

 Vincule seu celular na sua conta pessoal

Se você tem smartphone Android sabe que ao ligar pela primeira vez você precisa configurá-lo com uma conta Google, certo? No iPhone acontece o mesmo, você necessariamente precisa vincular seu aparelho com sua conta da Apple.

Nesse momento é muito importante que você use seus dados pessoais pois, além de fazer o backup das duas informações, em caso de perda ou roubo você pode conferir a localização, realizar bloqueios e até apagar todas as informações à distância.

Anote o número de IMEI do aparelho

O International Mobile Equipment Identity, mais conhecido por código IMEI, é uma identificação única de cada aparelho produzido no mundo. Com esse número em mãos, em caso perda ou roubo, você pode solicitar que a operadora bloqueie o aparelho, fazendo com que ele se torne inútil, e registrar um boletim de ocorrência (B.O.).  

Para descobrir o IMEI do seu celular basta ligar para *#06# que, em questão de segundos, o código irá aparecer na tela.

Bloqueie a tela do seu celular

É muito importante que você dificulte ao máximo o acesso de qualquer pessoa sem autorização ao seu celular, afinal, ali você tem muitas informações pessoais, certo?

Dependendo do modelo do seu aparelho móvel você pode usar o desbloqueio de tela por reconhecimento biométrico (facial ou digital) ou por meio de códigos e desenhos padrões. Use essas ferramentas, elas aumentam a segurança das informações que estão no seu celular.

Ative a opção de localização remota

Tanto os smartphones Android quanto os que usam o sistema operacional IOS, da Apple, contam com uma opção nas configurações de localização do aparelho de forma remota, caso você o perca ou seja roubado.

É muito importante que você deixe essa opção ativa no seu aparelho, pois assim você pode encontrá-lo remotamente ao acessar sua conta do Google ou da Apple.

Nunca desligue a internet móvel ou Wi-Fi

A ferramenta de localização e bloqueio do seu celular de forma remota exige que o aparelho esteja conectado à internet, por isso, é importante sempre manter a opção de dados móveis e WI-Fi habilitada.

Dessa forma, caso seja necessário, você pode bloquear ou apagar seus dados para manter suas informações a salvo.

Leia mais
Como fazer uma compra online segura?
Golpes com o Pix, veja como se precaver
Digio é bom? Quais as vantagens do cartão? Como funciona a conta?

Roubaram meu celular, o que faço? 

Se roubaram seu celular e você seguiu as dicas acima pode ficar mais tranquilo, será muito mais difícil para alguém acessar seus dados. Mesmo assim, você deve tomar algumas atitudes para evitar problemas, se liga:

Apague todas as informações dele remotamente

A maioria dos celulares roubados no Brasil não são recuperados, mesmo contando com a possibilidade de rastreamento remoto. Por isso, se seu celular for roubado é importante que você realize o bloqueio e apague todas as informações que estão nele o mais rápido possível.

Para celulares Android, basta clicar aqui para acessar o site do Google que permite encontrar, bloquear e limpar todos os dados do seu dispositivo.

Para os aparelhos da Apple, você pode usar o aplicativo Buscar em outro aparelho da marca ou clicar aqui e acessar o site da web.

Faça um boletim de ocorrência

Existe dois grandes motivos para que você faça um boletim de ocorrência caso tenha o celular roubado ou furtado.

O primeiro está relacionado a possíveis crimes que o criminoso pode cometer com seu celular e a culpa acabar caindo para você, já imaginou? Comunicando a polícia que seu celular foi roubado, caso qualquer coisa aconteça, você está resguardado.

O outro bom motivo é, se a polícia consiga recupere seu aparelho, ela pode entrar em contato para você reconhecer o criminoso e receber o celular de volta.

Já deu para perceber como é importante fazer o boletim de ocorrência, né? Se preferir você pode fazer o B.O. pela internet, busque o site da delegacia da sua cidade ou estado para preencher o formulário.

Instale o DigioApp no seu aparelho novo

Apagando todos os dados do seu aparelho antigo você não corre risco de alguém acessar suas informações bancárias, fique tranquilo. É importante também que você saiba que o app do Digio não permanece logado por questões de segurança, ou seja, é necessário inserir sua senha ou biometria para entrar.

Para continuar gerenciando seus produtos Digio você precisa instalar o DigioApp no seu aparelho novo. No momento de acessar sua conta pela primeira vez no novo aparelho será solicitado que você confirme algumas informações para garantir a sua segura.

Depois disso, é só aproveitar todas as vantagens que você já está acostumado!


Compartilhar o artigo