O que é seguro de vida? Entenda todos os detalhes!

O que é seguro de vida? Entenda todos os detalhes!

O Seguro de Vida é um importante serviço de proteção financeira para você e pessoas próximas. Isso porque, na maioria dos casos, os seguros funcionam como uma solução para os imprevistos da vida, diminuindo da dor de cabeça e os impactos na sua saúde financeira.

Você sabe como proteger você e sua família em casos de acidentes graves, invalidez por acidentes ou falecimentos?

Para que serve o seguro de vida?

O seguro de vida serve para te dar mais segurança em casos de imprevistos envolvendo sua vida, como falecimento, acidentes graves e outros. Confira algumas vantagens de ter um seguro de vida:

Doenças graves

Mesmo com grande avanço na área da medicina, ainda é muito difícil prever se uma pessoa será ou não diagnosticada com uma doença grave, como câncer, ao logo da vida. Além do tratamento ter alto custo, é comum que a pessoas tenham que se afastar do trabalho, o que gera redução na fonte de renda. Com o seguro de vida que cobre doenças graves, o titular recebe uma quantia para ajudar no pagamento do tratamento e complementar a renda familiar.

Despesas médicas

Em alguns contratos de seguros, você pode adicionar a cobertura de despesas médicas e outras vantagens como descontos em farmácias. Há também opções para conseguir reembolso de gastos com médicos e hospitais, caso precise se consultar com um médico particular, inclusive fora de sua cidade de residência.

Proteção financeira para os dependentes e cônjuge

Como falamos logo acima, imprevistos acontecem. O seguro de vida traz a segurança de que os dependentes do seguro vão poder ter uma vida financeira mais confortável em caso de morte do titular. Para quem tem filhos, por exemplo, existe a possibilidade de optar por um seguro que garanta o pagamento de contas especificas, como escola.

Quais são os tipos de seguro de vida?

Você deve estar se perguntando, será que vale pena contratar um seguro de vida? A resposta para essa dúvida é: SIM! Sem dúvida, existe um tipo de seguro que está alinhado com os seus objetivos e com o seu bolso! Conheça alguns tipos de seguro a seguir:

Individual

Como o próprio nome já diz, o seguro de vida individual é tipo de seguro que tem apenas um titular.

Familiar

Muitas empresas oferecem a possibilidade de estender a mesma segurança do plano individual para o cônjuge, filhos e outros familiares. Caso você queria que o seguro cubra toda sua família, existe o seguro de vida familiar.

Grupo

O seguro em grupo nada mais é do que a cobertura diversas pessoas em um único contrato. Esse tipo de seguro é usado principalmente por empresas, que contratam com objetivo de dar mais segurança aos colaboradores.

Resgatável ou por tempo

Algumas empresas de seguros oferecem a mesma cobertura dos seguros citados acima só que por um determinado período. No fim desse tempo, caso não tenha acontecido nenhum imprevisto e o seguro não tenha sido utilizado, o titular pode resgatar o valor pago.

O que é melhor, seguro de vida ou previdência privada?

O seguro de vida e a previdência privada são dois serviços extremamente importantes que devem ser vistos como complementares.

O seguro de vida, como já falamos acima, serve para dar garantia de que os beneficiários tenham segurança caso alguma coisa aconteça com o titular.

Já a previdência privada, na maior parte dos casos, é uma aplicação financeira para garantir renda após a aposentadoria ou para complementar o seu FGTS em caso de desemprego.

Por conta disso, a melhor resposta para essa pergunta é: depende do seu objetivo pessoal!

Tirou suas dúvidas? Então fique ligado aqui no DigioBlog e não perca nenhuma novidade!


Compartilhar o artigo