Tudo o que você precisa saber sobre o FGTS

Tudo o que você precisa saber sobre o FGTS

Para começar, você sabe o que é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço? Mais conhecido como FGTS, esse fundo trata-se de uma poupança, criada por empresas em nome de seus funcionários, para proteger o trabalhador em caso de demissão sem justa causa.

Quer saber tudo sobre esse tema? Então se liga nesse texto

Reprodução/Internet

FGTS, quem tem direito?

Para ter direito ao FGTS é preciso que você atenda a um desses requisitos:

– Estar trabalhando formalmente, contratado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT);
– Atuar como trabalhador doméstico por mais de 2 dias por semana;
– Ser trabalhador rural;
– Exercer atividade como trabalhador temporário;
– Atuar como trabalhador intermitente, ou seja, ganhar pelas horas trabalhadas;
– Fazer parte do grupo de trabalhadores avulsos, aqueles que prestam serviço a diversas empresas, mas não tem vínculo empregatício;
Trabalhar como safreiro, operários rurais que trabalham somente no período de colheita;
– Ser um atleta profissional.

Além desses grupos, diretores não empregados, trabalhadores em cargo de gerencia que não são registrados, podem ter direito também, mas depende do acordo realizado por ambas as partes.

FGTS, como consultar?

Existe 3 maneiras diferentes para consultar o saldo do seu FGTS, por meio do aplicativo FGTS, mensagem de texto no seu celular ou sistema FGTS, por meio do site da Caixa Econômica Federal. Veja o passo a passo de cada uma delas:

Aplicativo FGTS

Com o aplicativo FGTS, disponível para sistema Android e iOS, você pode consultar o extrato da sua conta , solicitar saque, enviar documentos, acompanhar etapas dos processos solicitados e muito mais. Baixe o aplicativo e veja como realizar o primeiro acesso clicando aqui.

Mensagem de texto no seu celular

Outra maneira de acompanhar seu FGTS é cadastrando, de forma gratuita, seu celular no serviço de envio de SMS. Assim, você recebe mensagens mensais sobre os depósitos feitos pela empresa, o saldo acumulado e recebe aviso caso tenha algum valor liberado para saque. Para cadastrar basta clicar aqui.

Sistema FGTS

Outra opção para realizar consultas no seu FGTS é acessar o sistema FGTS, direto pelo site da Caixa Econômica Federal. Além de verificar o saldo e outras informações você consegue criar uma senha de acesso, caso você nunca tenha acessado.

FGTS, como calcular?

Todo mês as empresas têm a obrigação de depositar 8% do salário bruto mensal de cada funcionário em suas respectivas contas do FGTS. Ou seja, 8% do valor antes de qualquer desconto, inclusive os impostos.

Veja como calcular o valor que deve ser depositado pelo empregador mensalmente no FGTS:

FGTS, quando posso sacar?

A demissão sem justa causa é um dos motivos mais recorrentes para sacar o valor do FGTS. Apesar disso, existem alguns outros casos que permitem o saque na sua conta do FGTS, como: compra da casa própria, aposentadoria, atingir 70 anos de idade, ter uma doença grave ou o saque-aniversario.

Essa última opção, o saque-aniversario, é recente e permite que o trabalhador resgate uma parcela do FGTS anualmente, nos meses seguintes da sua data de nascimento. O trabalhador que aderir a essa nova forma de sacar tem a vantagem de ter uma grana a mais nesse momento, porém, perde a possibilidade de sacar o valor total do FGTS em caso de demissão sem justa causa.

O trabalhador que aderir poderá sacar um percentual do saldo do FGTS acrescido de uma parcela adicional, anualmente. Confira a tabela abaixo e veja em qual faixa você se encaixa:

FGTS, como usar?

Se você está procurando novos desafios, por exemplo, pode usar o saldo do seu FGTS para dar o pontapé inicial em um novo negócio após muita pesquisa, é claro. Talvez, esse dinheiro possa ser usado para quitar suas dívidas e te ajuda a colocar sua vida financeira em dia. Ou então, você esteja querendo realizar o sonho da casa própria ou querendo fazer uma reforma na sua casa, para deixá-la mais aconchegante.

A verdade é que o FGTS pode ser usado de diversas formas e por diversos motivos, tudo depende do seu momento de vida e quais são seus objetivos. O que mais importa é usar esse dinheiro com consciência e muito planejamento, afinal, ele é um recurso para conquistas a longo prazo ou situações de emergência.


Compartilhar o artigo