Saiba como utilizar o FGTS para material de construção

Saiba como utilizar o FGTS para material de construção

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um fundo que garante um maior conforto financeiro para o trabalhador registrado pela CLT.

Porém, existem alguns casos específicos nos quais é possível sacar o saldo desta conta.

Será que tem como utilizar o saldo da conta do FGTS para comprar material de construção?

Essa é uma dúvida comum de quem está pensando em construir ou reformar a casa e busca por um dinheiro a mais para comprar os materiais de construção necessários. Por isso, preparamos esse conteúdo completo sobre esse assunto.

Quer saber se é possível usar o FGTS para comprar material de construção e como fazer isso? Então continue a leitura.

 

Quando é possível sacar o FGTS?

Apesar do FGTS ser um fundo criado para o trabalhador, seu saldo só pode ser retirado em algumas situações específicas, sendo elas:

  • Demissão sem justa causa;
  • Aposentadoria;
  • Compra da casa própria;
  • Pagamento de imóvel comprado por meio de consórcio;
  • Pagamento de imóvel financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação;
  • Rescisão por acordo;
  • Morte do empregador e fechamento da empresa;
  • Término do contrato de trabalho de um trabalhador temporário;
  • Falta de atividade remunerada para trabalhador avulso por 90 dias ou mais;
  • Idade igual ou superior a 70 anos;
  • Doenças graves (como AIDS ou câncer) do trabalhador, cônjuge ou filho, ou em caso de estágio terminal em qualquer doença;
  • Rescisão por culpa recíproca ou força maior;
  • Casos de emergência ou calamidade pública devido a desastre natural, como chuvas ou inundações (reconhecido pelo Governo Federal);
  • Conta sem depósito por três anos ininterruptos;
  • Trabalhador avulso suspenso por período igual ou superior a 90 dias;
  • Dependentes ou herdeiros reconhecidos judicialmente após a morte do trabalhador;
  • Saque-aniversário.

Caso você não esteja passando por nenhum desses casos ou não tenha solicitado o saque-aniversário, não é possível sacar parte ou o valor total do seu benefício.

 

É possível usar o FGTS para comprar material de construção?

Sim, é possível usar o seu dinheiro do FGTS para comprar material de construção para a sua casa!

Porém, isso deve ser feito de forma indireta, já que essa finalidade não está na lista oficial de situações nas quais é permitido sacar esse benefício.

Mas então, como posso usar o meu saldo do FGTS para comprar materiais para a construção ou reforma da minha casa? Simples, basta aderir à opção de saque-aniversário ou fazer um empréstimo com garantia do FGTS!

Com essas opções, você consegue um dinheiro extra para a obra e o pagamento do crédito não interfere na sua renda mensal, já que ele é descontado diretamente do seu Fundo de Garantia.

Quer entender melhor como isso funciona? Então continue a leitura que vamos te explicar!

 

O que é o saque-aniversário do FGTS?

O saque-aniversário é uma opção dada ao trabalhador que deseja retirar anualmente uma parte do valor disponível no seu FGTS, sempre no mês do seu aniversário, ficando disponível para saque até o final do segundo mês subsequente.

O valor disponibilizado é calculado sobre o valor total presente nas suas contas vinculadas ao FGTS, acrescido de uma parcela adicional fixa. Dessa forma, não é possível escolher o valor a ser retirado todos os anos.

Por isso, essa modalidade de saque é ideal para aquelas pessoas que não precisam de uma grande quantia imediata, mas que desejam receber esse dinheiro de forma parcelada anualmente.

Porém, é importante destacar que ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador perde o direito ao saque-rescisão, caso seja demitido sem justa causa, podendo apenas sacar o valor referente à multa rescisória. Isso porque os valores da sua conta ficam retidos para o pagamento dos saques anuais.

Como solicitar o saque-aniversário?

Para aderir a essa modalidade, é necessário escolher essa opção no aplicativo do FGTS.

Para isso, baixe o aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS e faça seu cadastro. Depois, siga os passos abaixo:

  1. Abra o app e clique em “Entrar no aplicativo”;
  2. Faça o seu login com seu CPF e senha cadastrada;
  3. Escolha a opção de saque-aniversário;
  4. Insira uma conta corrente de sua titularidade para que o valor seja depositado;
  5. Simule o valor a ser recebido;
  6. Contrate a melhor opção para você.

Depois de seguir esses passos, você poderá sacar o valor correspondente no mês do seu próximo aniversário, utilizando-o para o que desejar, inclusive para compra de material de construção para a sua casa.

 

Quais são os tipos de empréstimo com garantia do FGTS?

Atualmente, existem dois tipos principais de créditos garantidos pelo FGTS: a antecipação do saque-aniversário e o empréstimo consignado.

Cada um é voltado para um público distinto e a forma de desconto no seu FGTS também é diferente. Porém, com ambos você pode usar o saldo do seu benefício para gastar da forma que desejar, inclusive para comprar material de construção.

Para te ajudar a entender as características de cada um e qual é o mais indicado para o seu momento, explicaremos cada um, além de como você pode fazer a solicitação do crédito consignado aqui pelo Digio. Vamos lá!

O que é a antecipação do saque-aniversário FGTS?

A antecipação do saque-aniversário do FGTS funciona como um empréstimo consignado, que usa como garantia o valor que você receberia anualmente com o saque-aniversário.

Dessa forma, você pode adiantar o recebimento de várias parcelas de uma única vez, tendo acesso a uma quantia muito maior do que teria caso recebesse apenas o valor do benefício.

Como funciona a antecipação do saque-aniversário FGTS no Digio?

Aqui no Digio, você consegue adiantar até 10 parcelas do seu saque-aniversário, recebendo o valor em até 1 dia útil na sua conta. E como ele conta com a garantia do FGTS, as taxas de juros são muito menores do que outras opções de crédito disponíveis no mercado.

Quem é cliente Digio, pode solicitar o seu empréstimo pelo app ou pelo WhatsApp, com taxas a partir de 1,29% ao mês. Já para quem não é correntista Digio, também é possível solicitar o empréstimo pelo WhatsApp, com taxas a partir de 1,79% ao mês. Uma das menores taxas do mercado!

Por isso, se você precisa de uma grana para reformar ou construir a sua casa, a antecipação do saque-aniversário é uma ótima opção! Inclusive, ela também está disponível para negativados.

E o melhor é que você consegue esse dinheiro para usar como quiser e o pagamento não afeta a sua renda mensal. A quitação das parcelas da dívida é feita todos os anos diretamente entre a Caixa Econômica Federal e o Digio. Assim, ao invés do valor do saque-aniversário daquele ano ir para a sua conta, ele é transferido para o Digio. Muito simples, né?

Para contratar, basta cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter 18 anos ou mais;
  • Ter um saldo mínimo de R$ 200 no FGTS;
  • Aderir à modalidade de saque-aniversário;
  • Permitir que o Digio consulte seu saldo do FGTS.

Cumpre todos esses requisitos? Então acesse a nossa página da antecipação do saque-aniversário FGTS e faça sua simulação. Lá você também encontra o nosso WhatsApp para fazer a contratação diretamente conosco.

O que é o empréstimo consignado FGTS?

O empréstimo consignado é outra forma de crédito que utiliza o FGTS como garantia de pagamento. Contudo, tanto o seu público como a forma que o pagamento é realizado são diferentes.

O empréstimo consignado FGTS é exclusivo para aposentados e pensionistas, o que faz com que não sejam todas as pessoas que podem solicitá-lo, assim como acontece com a antecipação do saque-aniversário.

Apesar disso, quem solicita esse tipo de crédito também não precisa se preocupar com o pagamento das parcelas, já que elas são descontadas diretamente da sua folha de pagamento do benefício, sem aumentar mais um boleto na sua lista de contas a pagar.

Como funciona o empréstimo consignado FGTS no Digio?

O empréstimo consignado do FGTS no Digio é voltado tanto para quem é correntista como para quem não possui uma conta tá Digio. Inclusive, assim como a antecipação do saque-aniversário, também está disponível para quem está negativado.

Para saber o valor disponível para você nessa modalidade é muito simples. Basta acessar a nossa página exclusiva do empréstimo consignado FGTS  e fazer sua simulação. Depois, solicite o seu empréstimo pelo site ou aplicativo do Digio.

Agora que você já sabe como utilizar o saldo do seu FGTS para comprar material de construção, aproveite para construir ou reformar sua casa com a ajuda dessa grana extra. E, claro, conte com o Digio para ter acesso às melhores taxas do mercado!


Compartilhar o artigo