Crédito ou débito? Entenda a diferença aqui!

Crédito ou débito? Entenda a diferença aqui!

Débito ou crédito? Quantas vezes você já teve que tomar essa decisão no momento de realizar pagamentos em lojas físicas e online?

Os cartões de crédito e de débito facilitam o nosso dia a dia e possuem diferentes características. Por isso, vale entender em detalhes como cada um funciona antes de optar por um deles.

Continue a leitura e entenda:

Como funciona o cartão de débito?

O cartão de débito funciona por meio do consumo do saldo que você possui na conta do seu banco. Em outras palavras, você precisa ter o dinheiro para realizar o pagamento no débito naquele momento, como um saque.

Exemplo:

Existem duas grandes razões para que você se planeje caso opte em usar o débito como forma de pagamento.
A primeira é que, caso sua conta não possua o montante necessário, você pode acabar tendo seu pagamento negado, impossibilitando suas compras.

A segunda está diretamente ligada à sua saúde financeira. Algumas instituições oferecem um limite de crédito para compras no débito, conhecido como cheque especial. Esse crédito pré-aprovado fica disponível na sua conta e, caso não tenha saldo disponível no momento do pagamento, ele começa a ser utilizado. Cada dia que passa com sua conta no vermelho os juros começam a acumular.

Como funciona o cartão de crédito?

Diferente das compras no débito, você não precisa ter o dinheiro na conta no momento da compra.

A função crédito do cartão funciona no estilo compre agora pague depois, o que pode ajudar a controlar o seu orçamento.

Isso porque todos seus pagamentos na função crédito vão acumulando na fatura até fechamento – conhecido também como melhor dia de compra -, e devem ser pagos de uma só vez no dia do vencimento. Geralmente essas duas datas ocorrem com diferença de 10 dias corridos, ou seja, depois do fechamento você tem esse espaço de tempo para realizar o pagamento de suas compras sem juros. Os cartões de crédito costumam oferecer descontos ou cashback em parceiros, pontos em programas de vantagens e empresas oferecem o parcelamento das compras.

Confira um exemplo:

Qual a diferença entre a data de fechamento e vencimento da minha fatura

Essa é uma dúvida frequente e deve ser sanada antes de você começar a usar um cartão de crédito. A data de fechamento da sua fatura nada mais é do que a data limite para inclusão de novos lançamentos. Em outras palavras, a partir daquele dia suas compras serão cobradas na fatura seguinte.

Já o dia de vencimento está relacionado ao pagamento da sua fatura. Ou seja, esse é a data limite para você realizar o pagamento da fatura sem pagar juros ou outras taxas.

O que é o melhor dia de compra do cartão de crédito?

O melhor dia de compra do cartão de crédito nada mais é do que o momento em que sua fatura fecha e as compras passam a entrar na fatura seguinte.

Isso ocorre, pois, comprando naquela data você só irá precisar realizar o pagamento daquela compra quando a nova fatura vencer, que pode demorar até 45 dias.

Como saber se meu cartão é de crédito ou débito

Você deve estar se perguntando, e como sei se meu cartão tem ambas as funções?

Atualmente existem cartões que funcionam exclusivamente no crédito ou no débito e outros que permitem você realize pagamentos de ambas as formas com o mesmo cartão. Essa informação geralmente vem descrita em algum lugar do cartão, mas não é uma regra.

Como cada banco tem uma determinação própria, a melhor forma de saber como seu cartão funciona é entrar em contato com o atendimento do seu banco.

O Digio tem cartão de débito?

O DigioCartão é exclusivamente um cartão de crédito, que não cobra anuidade e nem juros rotativos do Digio. Caso deseje, é possível utilizar sua DigioConta para realizar transferências via TED ou Pix, sem custo nenhum. Inclusive, aqui no Digio você pode parcelar boletos e seu Pix em até 12 vezes. Saiba mais aqui.

Quando usar o cartão de débito ou crédito?

Como quase tudo que envolve finanças, a melhor resposta para essa pergunta é depende! Tem pessoas que preferem concentrar seus gastos no cartão de crédito e fazer uma análise criteriosa da fatura no fim do mês, outras preferem deixar na conta o valor que tem para gastar em determinado período e passar todas as compras no débito. A também quem prefere mesclar as funções para organizar o orçamento.

A seguir você confere algumas boas práticas que podem te ajudar a decidir:

Compras do dia a dia

É importante ter um controle dos gastos. As compras do dia a dia (remédios, supermercados, combustível) podem somar altas quantias no valor do mês. Por isso, é importante não comprar mais do que pode pagar e contrair dívidas na data do pagamento como o débito exige ou no futuro com o cartão de crédito.

Se você já tiver um orçamento mensal bem construído, o cartão de crédito pode te ajudar ao parcelar compras ou até mesmo aumentar a data do pagamento. Dependendo da data do fechamento, você pode ganhar até 45 dias para realizar o pagamento do cartão, o que permite deixar o dinheiro rendendo na DigioConta, por exemplo.

Compras de alto valor

O cartão de crédito pode facilitar e muito compras de alto valor, como: pacote de viagens, móveis novos para sua casa, eletrônicos e até eletrodomésticos. Ele permite que você parcele suas compras no decorrer dos meses e pague aos poucos.

Para realizar o parcelamento, você precisa de um orçamento muito bem organizado para acabar não comprometendo sua renda dos próximos meses com uma única compra. O valor mensal dos parcelamentos também é um fator que deve-se ficar atento, pois todos somados podem dar um alto valor. No aplicativo do Digio, é possível conferir os valores das próximas faturas com essas parcelas e, assim, se programar.

Programa de pontos

Se o seu cartão possui um programa de pontos, talvez faça mais sentido concentrar todas as suas compras no crédito. Dessa forma, você pode acumular cada vez mais pontos.

Com o DigioCartão, por exemplo, você pode optar por receber 1 ponto livelo a cada 3,2 ou 1 real gastos, e trocar por viagens, eletrodomésticos, eletrônicas e diversos outros produtos! Clique aqui e saiba mais.

Agora que você já sabe como funciona o crédito e o débito ficou mais fácil escolher qual função usar para cada compra, certo? Aproveite para compartilhar esse conteúdo nas redes sociais ou com seus amigos via WhatsApp!


Compartilhar o artigo