Como empreender com pouco dinheiro? Veja dicas e ideias para começar!

Como empreender com pouco dinheiro? Veja dicas e ideias para começar!

Empreender é um sonho de vários brasileiros, porém muitos não sabem por onde começar e até acabam desistindo por acreditarem que para abrir sua empresa é necessário um alto investimento inicial.

Porém, isso está longe de ser a realidade de 100% dos negócios que você pode abrir. E para te ajudar a entender como tirar seu plano de empreender do papel, preparamos um conteúdo com ideias de negócios para investir e dicas essenciais para ter sucesso.

Vamos lá!

 

É possível empreender com pouco dinheiro?

Com certeza! Existem vários tipos de negócios que não necessitam de um alto investimento inicial e nem de um espaço físico para receber seus clientes, por exemplo.

Em alguns ramos é perfeitamente possível ter sua empresa na sua própria casa ou até mesmo fazer os trabalho à domicílio, ou seja, ir até a casa do cliente para realizar o serviço. Para isso, basta escolher a área certa para o seu empreendimento, que se encaixe na sua realidade e nas habilidades que você dispõe para iniciá-lo.

 

15 ideias de negócio para começar investindo pouco

Mas que tipos de negócio eu posso abrir sem precisar ter um alto investimento inicial?

Para responder a essa pergunta, preparamos uma lista com 15 tipos de negócio que você pode se inspirar na hora de pensar em qual produto ou serviço investir, mesmo tendo pouco dinheiro disponível para começar.

Continue a leitura!

1.   Artesanato

Esse ramo é bastante amplo e pode ser a solução para pessoas com diferentes habilidades manuais. Para iniciar, basta ter os materiais para produzir as primeiras peças de mostruário na sua própria casa. Além disso, é possível trabalhar apenas por encomenda, o que diminui ainda mais os custos iniciais.

Algumas das áreas mais comuns são as caixas de MDF personalizadas, lembrancinhas (casamento, aniversário, batizado etc), biscuit, sabonetes artesanais, velas aromáticas, itens personalizados, bordado, crochê, acessórios e pintura.

2.   Revenda de produtos

Ser revendedor de produtos de marcas já conhecidas no mercado é também uma boa saída para quem quer ganhar dinheiro sem precisar produzir algo de fato.

Você consegue encontrar revenda de cosméticos, pijamas, lingeries, jóias e vários outros itens. Além disso, você ainda pode comprar produtos e revendê-los a um valor mais alto, como bebidas, roupas e acessórios, por exemplo.

3.   Cestas de presente

Cestas de café da manhã, de presente, para empresas… Existem diversas oportunidades para explorar nesta área. Você pode combinar alimentos com flores, pelúcias, canecas, brinquedos e qualquer outra coisa que possa ser colocada dentro da cesta. Aqui, vale usar a imaginação!

A venda sob encomenda também é uma das vantagens desse ramo e você ainda pode personalizar a cesta de acordo com a preferência do seu cliente, colocando uma margem de lucro em cima do valor total gasto.

4.   Aulas particulares

Apesar de não ser uma opção para todos, oferecer aulas particulares também é uma forma de empreender com pouco dinheiro.

Se você tem habilidades específicas, como ser fluente em algum idioma, saber tocar algum instrumento ou se tem formação em alguma área de conhecimento escolar, por exemplo, é possível oferecer aulas online ou presenciais.

5.   Pequenos reparos

Se você tem conhecimento na realização de trabalhos básicos do dia a dia de uma casa, como conserto de chuveiro, troca de lâmpadas, poda de árvores, conserto de fios e conexões elétricas, desentupimento de canos e conserto de vazamentos, por exemplo, oferecer esses serviços pode ser uma boa saída para começar seu negócio.

Bastante conhecidos como maridos de aluguel, esses profissionais são sempre buscados por pessoas que precisam de pequenos reparos em sua casa, mas não sabem realizá-los sozinho.

6.   Serviços de marketing digital

Saber divulgar seus produtos e serviços online é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, se você possui conhecimentos voltados para produção de conteúdo, SEO, anúncios no Google, mídias sociais, e-mail marketing, dentre outras áreas do marketing digital, com certeza você encontrará empresas que necessitam dos seus serviços.

Um ponto positivo desse tipo de trabalho é que você pode trabalhar de forma pontual em projetos ou fazer um contrato mais longo para manutenção da estratégia ao longo dos meses, o que garante uma renda mais previsível.

7.   Desenvolvimento de sites

Atualmente, ter um site para a sua empresa é de extrema importância em vários ramos. Porém, não é qualquer um que possui as habilidades necessárias para criar um.

Por isso, se você entende de programação e design, por exemplo, pode começar a oferecer seus serviços sem ter que desembolsar dinheiro para começar o negócio. Basta ter as ferramentas necessárias, como um bom computador e internet, para realizar as atividades de criação.

8.   Infoprodutos

A oferta e demanda dos infoprodutos está cada vez mais alta. Eles são itens comercializados de forma digital, como e-books, apostilas, podcasts, tutoriais e videoaulas, que levam informações específicas para quem o compra.

Por isso, se você entende de algum assunto específico que pode ser de interesse geral, como marketing, viagens, milhas, investimentos, organização de eventos, dentre muitos outros, essa é uma ótima forma de empreendedorismo a se considerar.

9.   Mercado de beleza

Esse é outro ramo que traz diversas formas de empreender, como serviços de manicure e pedicure, cabeleireiro, maquiagem, penteado, depilação, massagem, limpeza de pele, dentre outras áreas da beleza e estética.

Além disso, é possível oferecer esses serviços à domicílio, reduzindo o investimento inicial, já que não é necessário um local próprio para atendimento.

10.               Consultorias e mentorias

Bastante semelhantes às aulas particulares, as consultorias e mentorias são mais voltadas para quem possui grande conhecimento em determinada profissão.

Assim, é possível realizar consultorias com empresas, ajudando-as a entender onde melhorar em determinada área. Além disso, é possível oferecer mentorias para outros profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos em determinado tópico de uma profissão.

11.               Alimentação saudável

O desejo de ter uma vida mais saudável traz diversas mudanças no dia a dia da pessoa, dentre elas a sua alimentação. E por ser algo que ocupa muito tempo do dia para ser feito, principalmente quando queremos uma variedade de pratos para a semana, o mercado de marmitas fitness está crescendo a cada dia.

Se você gosta de cozinhar e quer empreender, pode começar criando um cardápio variado, fazendo uma boa apresentação das marmitas e vendendo sob encomenda.

12.               Doces e/ou salgados

A demanda por doces e salgados também está sempre em alta. Seja para o dia a dia ou para eventos, existe bastante mercado para esses profissionais. Porém, é preciso ter um bom diferencial para se destacar de outros fornecedores!

Na área dos doces, você pode oferecer doces gourmet para eventos, trufas, cookies, brownies, bolos, tortas, cones trufados, copos da felicidade e muito mais. Já nos salgados, é possível se destacar em salgadinhos para festas, pães recheados, tortas, dentre outros alimentos.

13.               Pet sitter

Gosta de animais e tem facilidade de lidar com eles? Então talvez essa seja uma boa opção para você!

A demanda por pet sitter vem se tornando cada vez mais comum dentre as pessoas que possuem um animal de estimação, mas precisam se ausentar por um tempo e não tem com quem deixar o pet. Nesses casos, você pode oferecer seus serviços de ficar com o animal durante esse período, seja visitando-o de tempos em tempos na casa da pessoa ou acolhendo-o na sua própria residência.

14.               Personal organizer

Esse profissional é responsável por organizar armários, cômodos ou até mesmo uma casa inteira. Para isso, utiliza técnicas de organização, caixas, organizadores e outros elementos para deixar tudo em ordem e fácil de encontrar.

Porém, como ainda não é um serviço muito difundido, é importante entender a demanda na sua região antes de investir no negócio.

15.               Corte e costura

Encontrar boas costureiras está cada vez mais difícil, já que não é mais uma área muito explorada por novos empreendedores. Por isso, se você possui essa habilidade, pode ser uma boa ideia para empreender em casa sem precisar gastar muito.

Seja com pequenos reparos ou até mesmo a confecção de roupas, esse mercado está cada vez mais precisando de bons profissionais.

 

7 dicas para empreender com pouco dinheiro

Agora que você já sabe algumas áreas possíveis para empreender com um baixo investimento inicial, separamos também algumas dicas que vão te ajudar a ter sucesso no negócio.

Seguindo cada um desses passos abaixo, as chances de sucesso do seu empreendimento são muito maiores. Por isso, leia atentamente cada uma de nossas dicas a seguir:

1.   Utilize suas habilidades

Não adianta querer começar a vender artesanato se você não tem habilidades manuais, ou vender marmitas se não gosta de cozinhar. Isso só fará com que você se frustre e não atinja o sucesso esperado.

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas se esquecem de olhar para os seus gostos e habilidades na hora de escolher um empreendimento e acabam desperdiçando ótimas oportunidades de ganhar dinheiro.

2.   Conheça bem o seu público

Para quem você vai vender? Seu produto ou serviço é apenas para quem mora na sua região ou é possível levá-lo para outras cidades e estados?

Essas pessoas para quem você vai oferecer o produto ou serviço precisam dele? Teriam interesse em comprar? Do que elas gostam? Do que não gostam? O que elas valorizam? O que esperam desse produto ou serviço?

Essas são apenas algumas perguntas para as quais você deve saber a resposta antes de pensar em abrir um negócio. Afinal, não adianta oferecer algo se não tem quem tenha interesse em comprá-lo.

3.   Entenda as lacunas do mercado

Pode ser que determinado serviço já esteja saturado na sua região, ou seja, já tenha muita oferta para pouca demanda. Dessa forma, você pode até iniciar um novo negócio nessa área, mas as chances dele ser promissor são mais baixas. Por isso, busque por oportunidades de diferenciação dos outros produtos ou serviços que já são ofertados.

Por exemplo, se já existem muitas pessoas que vendem bolo na sua região, porque não começar um negócio de tortas doces? Ou porque não se especializar em um tipo específico de público para dar aula de música, usando uma metodologia diferenciada, como crianças ou idosos?

4.   Faça um bom plano de negócios

Essa é uma das fases mais negligenciadas do processo de abertura de uma empresa. Porém, ela pode determinar se sua empresa terá ou não sucesso a longo prazo.

Por isso, defina os objetivos do seu negócio e estabeleça metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais). Assim, você saberá exatamente onde quer chegar e poderá traçar planos específicos para atingir esses objetivos.

Além desses pontos, você ainda pode incluir nesse plano o seu investimento inicial, o custo da produção, a previsão de faturamento, as despesas e custos fixos e variáveis, os indicadores de desempenho e como medi-los.

5.   Invista em marketing digital

Hoje em dia, se você não está na Internet, acaba perdendo diversos clientes em potencial. Por isso, não deixe de ter uma boa estratégia de redes sociais para divulgar seus produtos e serviços. Uma ótima estratégia também é investir em anúncios para alcançar novos públicos.

Ainda, se for o caso, invista em um bom site, que mostre os seus diferenciais e como contratar seu trabalho.

6.   Anuncie em plataformas de produtos ou serviços

Atualmente, existem diversos sites e aplicativos nos quais você pode oferecer seus produtos e serviços de forma muito fácil. Neles você pode anunciar seu trabalho para que mais pessoas possam fazer orçamentos e fechar trabalhos de forma online.

7.   Busque por capacitação

Não é porque você sabe realizar uma determinada atividade que você não precisa buscar por capacitação, seja para aprimorar seus conhecimentos na área ou para aprender a gerir seu negócio.

O mundo está em constante evolução, surgindo novas demandas a todo o tempo. Por isso, ficar estagnado não é uma opção para quem busca sucesso em seu empreendimento.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado na sua jornada de empreendedorismo. Conte com o Digio para alavancar seu negócio!


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