Tabela Fipe: o que é, como consultar e muito mais!

Tabela Fipe: o que é, como consultar e muito mais!

Se você já comprou ou vendeu um carro, moto ou até mesmo um caminhão, sabe que geralmente a Tabela Fipe é usada como base na negociação, certo? Isso porque é lá que você encontra os preços médios dos veículos anunciados no mercado nacional, permitido ter uma referência para a hora de adquirir ou de vender.

Continue a leitura e entenda mais sobre como ela pode ser sua aliada na negociação de veículos novos e usados!

Como consultar a Tabela Fipe de graça?

A consulta da Tabela de Preço Médio de Veículos feita pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) pode ser feita totalmente de graça pelo site oficial ou pelo aplicativo, disponível para Android e iOS.

Confira o passo a passo:

  • Acesse o aplicativo ou site oficial;
  • Escolha entre consular o valor de um carro, caminhão ou moto;
  • Defina o mês de referência da pesquisa;
  • Digite a marca do veículo e o modelo exato;
  • Clique no ano modelo do veículo;
  • Pronto: agora ficará disponível para você o preço médio que esse veículo é negociado.

Veja o exemplo da consulta de um Gol City (Trend) 1.6 Mi Flex 8V 4p da VW – VolksWagen ano modelo 2016, feita em junho de 2022:

Vale lembrar que a Tabela Fipe serve apenas de parâmetro para negociações ou avaliações. Os valores praticados variam em função de diversos outros detalhes, como: região, conservação, cor, acessórios e diversos outros.

Como é calculada a Tabela Fipe

Para chegar ao resultado ofertado pela Tabela Fipe, é realizado um levantamento do preço dos veículos por meio de visitas em lojas e concessionárias, consultas em sites, por ligações telefônicas e outros meios. O levantamento abrange todos os estados brasileiros.

Com os dados em mãos, profissionais avaliam a economia local e o uso dos veículos especificamente naquela região, que pode mudar conforme a conservação das vias, número de vias asfaltadas, entre outras particularidades.

Com essa análise concluída, remove-se os valores que fogem do padrão, que geralmente se referem a veículos em mal estado de conservação e os que possuem muitos opcionais, e é feita uma média segmentada por fabricante, modelo e ano.

Quando a Tabela Fipe é atualizada

A Tabela Fipe é atualizada mensalmente e por esse motivo você deve escolher o período de referência no momento da consulta.

Geralmente, os valores dos veículos tendem a diminuir, por conta da deterioração e de novos modelos lançados pelos montadores. Porém, aspectos econômicos e sociais de cada região, e do país como um todo, podem fazer com que os preços tomem outro sentido.

Um bom exemplo disso foi o aumento causado pelo efeito da pandemia de Covid-19 na economia mundial em 2021, que gerou aumento de 18% nos novos e de 22% para os usados.

O que mais devo analisar antes de comprar um veículo?

A compra de um veículo pode ser justificada por diversos motivos. Talvez você esteja pensando em comprar uma moto, para fugir do caótico trânsito dos grandes centros urbanos, ou um carro, para trabalhar e colocar o pé na estrada no final de semana.

O que não muda muito são alguns cuidados que você precisa ter na hora colocar esse desejo em prática. A seguir você confere algumas dicas para se atentar na hora de comprar um veículo novo ou usado.

Tipo de veículo

Além decidir entre um carro, moto ou caminhão, você já pesquisou a infinidade de subcategorias existentes em cada uma dessas opções? A necessidade de diferentes perfis de consumidores fez com que diversas montadoras criassem algumas categorias de veículos.

No caso dos carros, por exemplo, você pode optar por um hatch, sedan, SUV, picape, minivan e muitos outros. Se a sua praia são os veículos de duas rodas, a escolha tem que ser feita entre uma scooter, cross, cruiser, sport e outras.

Por esse motivo, a primeira dica para você é: analise suas necessidades, entenda o que cada categoria oferece e compre um veículo que se adeque ao seu uso.

Equipamentos e acessórios

Além dos equipamentos e acessórios indispensáveis para o bom funcionamento do veículo, alguns opcionais podem facilitar, e muito, o seu dia a dia. Alguns deles, como é o caso do ar condicionado, exige que o carro tenha uma estrutura interna especifica para funcionar da forma correta. Outros podem ser instalados posteriormente sem a necessidade de grandes mudanças.

Por esse motivo, antes de fechar negócio, seja em um carro 0km ou com alguns quilômetros rodados, você tem que ter em mente quais opcionais irá precisar e qual deles existe a possibilidade de instalação posterior ou não.

Condições de financiamento

Seja ele novo ou usado, a compra do seu automóvel tem que ser compatível com o seu orçamento mensal. Especialistas afirmam que o valor da parcela mensal do seu financiamento não deve ultrapassar 30% da sua renda mensal.

Ou seja, se você tem uma renda mensal de R$ 3.000, por exemplo, a parcela mensal do veículo que você quer comprar não deve ultrapassar R$ 900.

Revenda

Não é porque você não tem certeza de quanto tempo irá ficar com o carro que pode se esquecer da hora que irá se desfazer dele. Existem, sim, casos de pessoas que compram um veículo e ficam com ele pra sempre, como acontece nas lindas histórias de amor, mas não é a maioria.

Antes de escolher o modelo e a montadora, veja como é a aceitação do veículo no mercado de usados. Imagina comprar e depois ficar com um “elefante branco” encostado na sua garagem?

Carro novo ou usado como decidir?

Os itens acima devem ser levados em conta para ambos, mas você deve estar se perguntando: Novos ou usados?
Só de pensar em comprar um carro, o cheiro de novo já vem na sua mente? Ou então aquele prazeroso ato de tirar todas as fitas de proteção do painel? Comprar um veículo 0KM tem sim suas vantagens, mas pode não ser a melhor opção para você. Entenda algumas vantagens e desvantagens de comprar um carro novo ou usado e tome a melhor decisão:

Personalização

Você já ouviu essa frase:

Na época, isso até podia fazer sentido, tendo em vista que as opções eram reduzidas e o processo ajudaria a diminuir o custo de produção e de venda do produto. Hoje isso não é mais verdade, principalmente quando estamos falando de comprar um carro novo.

Claro que é possível encontrar um carro usado como você sempre quis, assim como achar agulha em um palheiro. Mas, optando por um carro novo, é muito mais rápido e garantido que tudo será personalizado da forma que você gosta. Da cor até o modelo multimídia que será instalado.

Manutenção

Você provavelmente deve ter um amigo ou parente com um carro que tem relacionamento sério com o mecânico. Depois de um certo tempo, a manutenção do veículo começa a ficar mais recorrente, fazendo com que você precise desembolsar uma grana todos os meses para deixar tudo em ordem.

Nesse caso, o carro zero está na frente. Sem contar a garantia de fábrica e as revisões periódicas da concessionária, que permitem contar com longos períodos de garantia, você provavelmente ficará um bom período sem frequentar mecânicos.

Histórico de avaria

Quem nunca deu uma encostadinha no pilar da garagem ou deixou o carro na rua e quando voltou tinha alguns riscos no para-choque? Essas avarias são comuns e podem ser facilmente resolvidas, o problema são as que mexem com a estrutura do veículo.

Sendo o primeiro dono, você não precisa se preocupar com esse histórico.

Desvalorização

Até agora você só leu as vantagens de optar por um veículo novo né? Mas a desvalorização dele pode mudar um pouco sua percepção.

Por regra de mercado, e provado pela Tabela Fipe, tirando o carro da concessionária você automaticamente perde em média 10% do valor na hora da revenda.

Isso significa que um carro de mesmo modelo e ano de fabricação com poucos quilômetros rodados, conhecidos por seminovos, podem chegar a custar até 10% a menos que um carro novo.

Documentação

O carro novo necessita de diversa documentações como comprar a placa e pagar as taxas de emplacamento, por exemplo. Optando por um carro usado ou seminovo, você precisará cuidar do processo de transferência do veículo.

Agora que você tirou todas as suas dúvidas, que tal compartilhar esse texto com seus amigos? Use uma das opções abaixo para enviar por WhatsApp ou publicar nas suas redes sociais.


Compartilhar o artigo