Boleto parcelado: o que é e como funciona?

Boleto parcelado: o que é e como funciona?

Você já se viu com muitos boletos para pagar? Isso é mais comum do que você imagina e pode acabar causando problemas financeiros seríssimos. Inclusive, o não pagamento deles pode negativar o seu nome ou reduzir o seu score nas instituições financeiras. Por isso, vale a pena buscar alternativas como o boleto parcelado e evita a inadimplência.

Afinal, essa opção dribla uma das principais desvantagens do boleto: a necessidade de pagar o valor à vista. Assim, parcelar uma conta permite organizar melhor as finanças, fazer as compras que você deseja e obter um fôlego extra no orçamento.

Mas como optar por essa modalidade? Quando é possível utilizá-la? Para saber como funciona o boleto parcelado, prossiga com a leitura. Neste conteúdo todas suas dúvidas serão esclarecidas.

Vamos lá?

O que é um boleto parcelado?

Boleto parcelado é uma funcionalidade oferecida por determinados bancos, fintechs e instituições financeiras na qual é possível dividir o valor total do boleto em parcelas menores. Quer entender melhor? Imagine que você precisa pagar a conta de luz da sua casa.

Em geral, as concessionárias aceitam pagamento apenas via boleto. Contudo, ele está com data de vencimento para o dia seguinte, e você não tem todo o dinheiro na conta.

Para não deixar sua família sem energia, você pode pagar o boleto de maneira parcelada. Assim, torna-se possível efetivar a compra e, ao mesmo tempo, contar com o parcelamento do seu banco. Fácil, né?

Como funciona o parcelamento?

Agora que você entendeu o que é boleto parcelado, provavelmente está animado para descobrir como funciona essa modalidade, certo?

Em primeiro lugar, é preciso que você saiba que nem todos os bancos e instituições financeiras oferecem essa opção. Porém, se você for cliente do Digio, fique tranquilo! É possível parcelar boletos no cartão de crédito de forma fácil, rápida, simples e segura.

Para tanto, você só precisa ter uma Conta Digio ativa e um Cartão Digio com limite disponível. Então basta acessar o aplicativo do banco digital e selecionar a opção “Pagar” na tela inicial. Depois, clique em “Pagar Contas” e digite o número do código de barras ou escaneie o boleto.

É importante se atentar para informações como data de vencimento, valor e dados do beneficiário. Uma vez que todos esses dados estejam certos, escolha a forma de pagamento com parcelamento.

Na sequência, você pode optar pela quantidade de parcelas que quiser. Com o Digio, é possível parcelar o seu boleto em até 12 vezes no cartão de crédito. Parece ótimo, concorda? Por fim, confira como ficou a divisão dos valores e as datas e leia os termos e condições antes de confirmar tudo.

Quais boletos podem ser parcelados?

Entendeu como funciona a modalidade de boleto parcelado? Agora, é preciso descobrir quais boletos podem ser divididos. E a notícia é boa! Se você tem a Conta Digio ativa e um cartão com limite, todos os boletos de contas de consumo podem ser parcelados.

Isso significa que você pode pagar em parcelas as contas de água, luz, telefone e internet até compras feitas em lojas físicas, e-commerces e pagamentos de serviços contratados. Incrível, né?

Existe algum custo a mais para pagar boleto parcelado?

Além de saber como funciona o serviço e quais boletos podem ser parcelados, é importante que você conheça os custos envolvidos na modalidade, concorda?

A tarifa sob o serviço costuma variar de acordo com a instituição. Além dessa taxa, é cobrado IOF e pode ser adicionado juros de acordo com o valor e a quantidade das parcelas. No Digio, você consegue verificar os valores cobrados antes de finalizar o processo.

Antes de concluir o parcelamento do seu boleto, não deixe de ler com atenção os Termos de Condição e saber exatamente quais são as regras. Dessa forma, você não tem surpresas quando vier a sua fatura e pode administrar as suas finanças com tranquilidade.

Quando optar pelo boleto parcelado?

Por fim, é possível que você esteja se perguntando quando vale a pena optar pelo parcelamento do boleto. E a resposta é que tudo depende do seu planejamento financeiro e das suas necessidades.

No exemplo da conta de luz, o parcelamento do boleto foi uma opção interessante que permitiu quitar a dívida que só estava disponível para pagamentos via boleto. Portanto, essa opção pode ser utilizada em lojas que não aceitam cartão de crédito. Outra situação na qual o boleto parcelado pode ajudar é quando você chega ao final do mês no vermelho.

Nesse contexto, dividir o valor daqueles boletos de consumo que sobraram pode ser uma solução para reencontrar o equilíbrio financeiro. Em vez de deixar de pagar a conta , vale considerar parcelar o boleto no cartão de crédito.

Assim, você evita que o seu cadastro seja negativado ou que seu score seja reduzido. A medida também evita que você tenha o serviço interrompido, caso o boleto em aberto seja da conta de luz, água ou telefonia, por exemplo.

Percebeu como o boleto parcelado pode ser uma opção acessível e interessante? Sabendo utilizá-lo, é possível fazer grande proveito da função. Se você precisar recorrer a essa facilidade, avalie as informações disponibilizadas pelo banco e lembre-se de manter a organização financeira em dia!

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para conhecer outros benefícios que a Conta Digio proporciona!


Compartilhar o artigo