Como amortizar o financiamento imobiliário?

Como amortizar o financiamento imobiliário?

O financiamento imobiliário facilita a aquisição da casa própria ao dividir o valor do imóvel ao longo de anos. Agora, você sabia que existem formas de reduzir o número ou valor das parcelas desse tipo de empréstimo? Por conta do alto valor cedido nesse tipo de crédito é comum que o pagamento se estenda por muitos anos e a situação financeira se altere ou oportunidades apareçam.

A amortização é uma técnica usada para pagar o valor emprestado, seja à vista ou várias parcelas. A seguir você entende um pouco mais sobre a amortização de financiamentos imobiliários, se liga no que você vai aprender:

O que significa amortizar um financiamento?

A maioria das pessoas pagam os financiamentos imobiliários por um longo período e há juros pelo valor emprestado para a compra do imóvel. Por isso, é importante que você tenha organização financeira para manter as contas no azul.

A amortização de um financiamento pode ocorrer de duas maneiras. É possível diminuir o tempo de quitação do seu empréstimo e, com isso, pagar menos juros ou diminuir o valor de cada parcela, o que dá um respiro para seu orçamento mensal. Há pessoas que aproveitam momentos como o 13º salário ou bônus para amortizar seus financiamentos.

Em outras palavras, a amortização de um financiamento nada mais é do que antecipar o pagamento do empréstimo que você pegou para comprar o imóvel.

Como funciona a amortização de um financiamento?

Antes de entender como funciona a amortização de um financiamento é, importante saber quais elementos que envolvem esse tipo de operação.

Assim como em outros tipos de empréstimo, há o valor solicitado, imposto, seguros e juros. Geralmente a variação do montante pago em impostos leva em conta apenas o valor solicitado para comprar o imóvel. Já os juros e seguros consideram também o período em que o empréstimo será quitado.

Uma das formas de realizar a amortização de um financiamento funciona justamente com a alteração dessas das últimas variáveis citadas. A outra está relacionada ao adiantamento de parte do total para diminuir o valor das parcelas. Confira a seguir mais detalhes dessas duas formas de realizar esta operação:

Como funciona a amortização de financiamento por prazo?

Na amortização de financiamento por prazo, você adianta parcelas futuras e consegue diminuir o valor da dívida e dos juros que seriam pagos. Optando por esse caminho, o valor das parcelas será mantido e apenas o tempo de pagamento é alterado.

Como funciona a amortização de financiamento por parcela ou prestação?

Os financiamentos também podem ser amortizados por parcelas, ou seja, ter o valor das parcelas mensais reduzido e manter o mesmo tempo do financiamento. Nessa opção você acaba diminuindo o valor de uma despesa fixa do seu orçamento, o que pode ajudar a manter o seu orçamento mensal no azul.

Posso usar meu FGTS para amortizar meu financiamento?

Além das opções citadas acima, você pode usar seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para pagar seu financiamento. Essa operação pode ser realizada no ato de contratação do serviço, como parte da entrada, e no decorrer do contrato, a cada dois anos.

Grande parte dos bancos limitam em 80% do valor do financiamento para ser pago com esse recurso. Assim, é preciso entender com a instituição financeira parceira as regras para essa operação antes de usar esse dinheiro para realizar a amortização.

Que tal compartilhar esse texto com seus amigos que estão conquistado a casa própria? Use uma das opções abaixo para compartilhar nas suas redes sociais e aplicativo de conversa.


Compartilhar o artigo