Pagamento por aproximação

Pagamento por aproximação

Além de não cobrar mensalidade e não oferecer o risco de cair na armadilha dos juros rotativos, o DigioCartão permite que você realize pagamentos por aproximação, sem ter que encostar em nada! Vem entender tudo sobre o contactless e o NFC, tecnologia que permite realizar pagamentos por aproximação.

O que é pagamento por aproximação?

A forma mais tradicional de realizar compras com cartão de crédito em lojas físicas é inseri-lo na maquininha e digitar a senha. Com avanço da tecnologia, cada vez mais o pagamento por aproximação tem sido usado nos cartões físicos, smartphones, pulseiras de pagamento e relógios inteligentes (smartwatches).

Conhecido também como contactless, que traduzido para o português significa sem contato, essa forma de pagar as compras tem conquistado muitas pessoas, principalmente pela facilidade e agilidade que oferece.

Como realizar pagamentos por aproximação?

Basicamente existem duas formas de realizar pagamentos contactless com a maquininha. A primeira é utilizando seu DigioCartão físico e a outra é por meio de uma carteira digital, como o Google Pay.

Para pagar por aproximação com seu DigioCartão físico, basta informar ao atendente que o pagamento será realizado dessa forma e aproximá-lo da maquininha. Em questão de segundos o pagamento será confirmado e você receberá uma notificação no seu celular, rápido e fácil.

Com a carteira digital, o processo é bem parecido. Após incluir seu cartão virtual como forma de pagamento principal no Google Pay, por exemplo, basta realizar o mesmo processo descrito acima, só que, ao invés de aproximar seu cartão físico, você irá aproximar o seu celular ou relógio inteligente da maquininha.

Vale lembrar que, para garantir sua segurança, a senha do cartão será solicitada para pagamentos com o valor acima de R$ 200.

Leia mais:
Pague suas compras com DigioCartão no Google Pay
Como usar cartão virtual do Digio?
Digio é bom? Quais as vantagens do cartão? Como funciona a conta?

O que é necessário para pagar por aproximação?

De ambas as maneiras, para realizar pagamentos dessa forma é necessário que o seu cartão ou celular e a maquininha tenham a tecnologia Near Field Communication (NFC), que, traduzido do inglês, significa Comunicação de Campo Próximo.

Para verificar se seu celular conta com essa tecnologia, basta abrir o app de configurações e tocar em Dispositivos conectados. Se “NFC” ou uma opção semelhante aparecer, você pode fazer pagamentos em lojas com o Google Pay.

Já nas maquininhas é mais fácil, basta verificar se ela tem, perto do visor, o símbolo a seguir:

Reprodução/Internet

Pagamento por aproximação é seguro?

Sem dúvida, o pagamento por aproximação é tão seguro quanto realizar compras pela internet, por exemplo. Além de contar com diversas medidas de proteção por meio de tecnologia, você pode evitar que ele seja clonado ao apenas aproximá-lo da maquininha.

Sendo assim, você pode realizar suas compras por aproximação sem preocupação, de forma ainda mais fácil e rápida.

Como desativar a função contactless?

Por se tratar de uma tecnologia integrada ao seu cartão físico, não é possível desabilitar a função contactless, que permite pagar por aproximação, do seu DigioCartão.

O pagamento pelo meio convencional também está disponível, caso prefira basta continuar inserido seu DigioCartão na maquininha, digitar a senha e pronto, pagamento concluído.

Ainda não tem o DigioCartão? Não perca mais tempo, clique aqui e peça agora mesmo o seu.


Compartilhar o artigo