O que é o dígito da Conta, onde encontrar e para que serve?

O que é o dígito da Conta, onde encontrar e para que serve?

Já percebeu que grande parte dos seus documentos tem um dígito no final? Seja no seu RG, CPF, CNPJ ou até mesmo o seu número de matrícula da faculdade ou trabalho, esse número é conhecido dígito verificador (DV) e pode ajudar a impedir possíveis fraudes. O mesmo ocorre nas contas bancárias.

Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre a importância desse número e onde encontrá-lo na sua DigioConta.

Para que serve o dígito da conta?

Muito antes de começar a ser usado em contas bancárias, o dígito verificador já era usado em diversos documentos. Ele costuma ser composto por um ou mais algarismos e localizado no final da sequência numérica.

No caso das contas bancárias, essa informação serve principalmente para validar se o número da conta realmente existe, evitar possíveis erros de digitação na hora de fazer transferências e impedir eventuais fraudes.

Essa checagem só é possível pois a criação desse número ocorre por meio de uma operação matemática usando todos os outros números da sequência. Assim, só aquele algarismo valida a informação.

A prova disso é que se você já tentou fazer uma transferência bancária e não o colocou ou informou o número errado, sabe que a transferência não foi concluída.

Vale lembrar que cada empresa ou órgão emissor de documentos pode usar a sequência lógica que achar mais apropriada para composição do dígito verificador, dificultando ainda mais possíveis fraudes.

Como encontrar o dígito da conta?

Geralmente você pode encontrar o dígito da sua conta no verso do seu cartão ou no aplicativo do seu banco.

Na DigioConta basta acessar o aplicativo e tocar no seu nome. Lá, você vai encontrar todas as informações necessárias para receber uma transferência como o número do Digio, sua agência e o número da sua conta com o dígito. Confira no vídeo a seguir o passo a passo:

Agora que você já sabe onde achar o número da sua conta, fica fácil saber qual é o dígito. Isso porque ele sempre está separado dos outros algarismos da sequência por um hífen ou espaço.

Exemplo:
Conta número 001234-9
Nesse caso, o dígito verificador da conta é o algarismo 9.

Tirou suas dúvidas? Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares usando uma das opções abaixo.


Compartilhar o artigo