Como desbloquear cartão de crédito? Veja passo a passo
Normalmente as pessoas possuem diversas dúvidas quando o assunto é finanças. E dentre os vários questionamentos sobre esse tópico, um deles é em relação a como desbloquear o cartão de crédito.
Por isso, se você tem dúvidas sobre como agir ao estar com um cartão bloqueado em mãos, não se preocupe, esse conteúdo foi feito para você!
Não é todo mundo que sabe, mas além de chegar bloqueado em sua casa, o cartão de crédito pode ser bloqueado em alguns outros momentos enquanto você está com ele. Mas quais são os motivos para isso? O que devo fazer para desbloqueá-lo? Em quanto tempo posso voltar a usá-lo em minhas compras?
A resposta para essas e outras perguntas você vai encontrar ao longo desse conteúdo. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!
Por que o cartão de crédito chega bloqueado?
O cartão de crédito chega bloqueado no endereço do cliente para garantir a segurança da sua conta e do seu dinheiro. Afinal, existe o risco do cartão ser interceptado por outras pessoas no caminho até o seu endereço, que podem utilizá-lo de forma indevida.
Porém, com o cartão bloqueado, o banco garante que somente o titular poderá utilizá-lo, já que ele precisará confirmar o seu recebimento e desbloqueá-lo para que fique apto para uso. Isso significa que, até que você faça essa confirmação e o desbloqueio, o cartão permanece inativo e, portanto, inútil para qualquer outra pessoa que possa tentar usá-lo.
Dessa forma, essa medida de segurança evita que sejam cometidas fraudes e o uso indevido do seu crédito, o que poderia gerar dores de cabeça e complicações para você no futuro.
Existe um prazo para desbloquear o cartão?
Em geral, as instituições financeiras fornecem um prazo para o desbloqueio do cartão após o seu recebimento. Esse prazo pode variar significativamente conforme a empresa emissora do cartão. Algumas instituições estabelecem prazos de 60 dias, outras de 90 dias, e algumas ainda podem oferecer até 6 meses para que o desbloqueio seja realizado.
Mas não se preocupe, o banco vai te informar quanto ao prazo no momento em que você receber o cartão físico. Essa informação geralmente está incluída na correspondência que acompanha o cartão ou é comunicada através de um e-mail ou mensagem de texto.
Caso o desbloqueio não seja feito dentro do prazo estipulado, o cartão será cancelado automaticamente pela instituição. Assim, se você desejar utilizar o cartão de crédito dessa empresa, será necessário solicitar um novo.
Em quais outras situações o cartão pode estar bloqueado?
Além da chegada de um novo cartão, existem diversas outras situações nas quais um cartão de crédito pode ser bloqueado. No Digio, por exemplo, seu cartão pode ser bloqueado por algumas razões específicas. São elas:
- Excesso de tentativas de senha incorretas: caso você erre a senha do seu cartão 3 vezes consecutivas na hora de passá-lo na maquininha, nós realizaremos o bloqueio automático como norma de segurança.
Esse procedimento visa proteger sua conta de acessos não autorizados e o uso indevido do cartão, garantindo que apenas você, como titular, consiga utilizá-lo.
- Suspeita de fraude: caso identifiquemos alguma atividade suspeita com o seu cartão, como transações fora do padrão habitual, faremos o bloqueio preventivo para verificar se as transações são legítimas.
Esse bloqueio permite que o banco entre em contato com você para confirmar a autenticidade das operações, prevenindo possíveis fraudes e garantindo a segurança do seu dinheiro.
- Atraso no pagamento: caso você não tenha pago a sua fatura ou parcelado o valor dentro do prazo estipulado, nós realizaremos o bloqueio do seu cartão em até 7 dias, sendo desbloqueado somente depois que a dívida for quitada.
Essa medida é uma forma de incentivar o pagamento pontual e evitar o acúmulo de dívidas, além de proteger a instituição contra a inadimplência.
Como desbloquear o cartão de crédito?
No caso de cartões novos, eles só podem ser desbloqueados após a chegada dele no endereço do usuário. Isso porque para realizar essa ação é necessário informar alguns dados presentes no cartão físico, o que garantirá que ele está, de fato, em sua posse.
Cada instituição financeira possui seus próprios procedimentos para realizar o desbloqueio do cartão de crédito. Dentre os principais meios de desbloquear um cartão estão a central de atendimento, aplicativo, internet banking e caixa eletrônico.
Entenda de forma geral como funciona cada uma dessas formas de desbloqueio:
Central de atendimento
O desbloqueio do cartão de crédito pela central de atendimento é realizado via telefone.
Para isso, você deve ligar para o número fornecido pela instituição emissora do cartão. Geralmente, o número é enviado junto com o cartão de crédito, mas você também pode encontrá-lo no site ou aplicativo oficial do banco.
Para realizar o desbloqueio, basta você:
- Ligar para o número disponibilizado para a sua região;
- Escolher a opção de desbloqueio do cartão;
- Seguir os passos e informar os dados solicitados.
Ao final da ligação seu cartão de crédito já estará apto para uso.
Ah, mas fique atento ao horário de atendimento do seu banco! Você conseguirá acessar essa informação no site ou aplicativo oficial da instituição.
Aplicativo / Internet banking
Já para quem prefere fazer o desbloqueio de forma online, sem precisar falar com alguém, as opções de desbloqueio pelo aplicativo ou internet banking são as mais indicadas.
Para isso, você deve:
- Fazer seu login no aplicativo ou internet banking;
- Ir até o menu de “Cartões”;
- Inserir as informações solicitadas;
- Criar uma senha e concluir o processo de desbloqueio.
Lembrando que essas etapas podem ter pequenas mudanças a depender da instituição financeira emissora do cartão de crédito.
Caixa eletrônico
Já para quem prefere fazer o desbloqueio em um local físico, ele também pode ser realizado em um caixa eletrônico da instituição emissora do cartão.
De forma geral, o procedimento é o seguinte:
- Vá até um caixa eletrônico do seu banco;
- Insira o seu cartão;
- Escolha a opção de desbloqueio;
- Confirme seus dados e siga as orientações da tela.
Pronto, depois disso o seu cartão já estará pronto para ser utilizado nas suas próximas compras em lojas físicas ou online.
Como desbloquear meu cartão de crédito Digio?
Como dissemos, existem algumas situações diferentes nas quais o cartão pode ser bloqueado, sendo que para cada uma há uma forma específica para solicitar o desbloqueio.
A seguir, veja como proceder em cada caso para desbloquear o seu cartão de crédito Digio e poder utilizá-lo em suas compras.
Novo cartão Digio
Conforme vimos ao longo do texto, quando um novo cartão chega na casa do usuário, ele está bloqueado para garantir a segurança da sua conta.
Ao recebê-lo, basta seguir os seguintes passos para desbloqueá-lo:
- Entre no aplicativo Digio;
- Na tela inicial, clique em “Recebi meu Digio”;
- Digite os 4 últimos números do seu cartão;
- Digite os 3 números que aparecem no verso do cartão, que correspondem ao CVV.
Pronto, ao concluir esse processo você já pode utilizar o seu cartão para fazer compras e aproveitar todas as vantagens que ele oferece.
Excesso de tentativas de senha incorretas
Caso você esteja realizando uma compra física e, por algum motivo, erre sua senha por 3 vezes consecutivas, o nosso sistema realiza o bloqueio do seu cartão por medida de segurança.
Nessa situação, você pode realizar o desbloqueio no próprio aplicativo. Para isso, basta acessá-lo e, logo na página inicial, tocar na aba “Desbloquear”. Localize o cartão que foi bloqueado e solicite o desbloqueio.
Depois de seguir os passos solicitados, ele será desbloqueado na hora e você já pode voltar a utilizá-lo.
Suspeita de fraude
Nesse caso, o Digio fará uma verificação para identificar se o cartão realmente está em sua posse e se você reconhece todas as transações e tentativas de compras realizadas nas últimas horas.
Caso identifiquemos que está tudo certo com o seu cartão, faremos o desbloqueio para que você volte a utilizá-lo.
Atraso no pagamento
Caso você não realize o pagamento total da sua fatura ou não solicite o parcelamento do valor, o seu pagamento entrará em atraso e o cartão será bloqueado em um período de até 7 dias.
Nesse caso, para desbloquear o seu cartão Digio, você deve realizar o pagamento da fatura e aguardar o processamento. O prazo para o desbloqueio do cartão após o pagamento é de 3 a 5 dias úteis.
Por isso, é muito importante sempre ficar atento ao vencimento da fatura do seu cartão. Assim, você evita que seu cartão seja bloqueado, o que irá impedir que você realize compras no crédito por um determinado período.
Agora que você já sabe como desbloquear o seu cartão de crédito para começar a utilizá-lo, atente-se à sua vida financeira para não criar dívidas desnecessárias ao gastar mais do que pode com o seu cartão.
Para te ajudar com isso, o Digio tem diversos conteúdos que vão te ajudar a manter sua saúde financeira sempre saudável. Navegue em nosso blog e confira todas as nossas publicações!