Como cancelar compras feitas no cartão de crédito?

Fazer compras com cartão de crédito traz uma série de conveniências, mas e se você precisar cancelar uma compra já realizada? Seja por engano, por problemas com o produto ou por qualquer outro motivo, é importante saber como proceder nesses casos.
Em alguns casos, cancelar uma compra feita no cartão de crédito pode parecer uma tarefa complicada, mas na verdade existem algumas opções disponíveis para os consumidores.
Para te ajudar a entender cada cenário, neste artigo vamos mostrar o que você precisa saber sobre como cancelar compras feitas no cartão de crédito. Ao entender esses processos, você poderá proteger seus direitos como consumidor e resolver problemas com suas compras de forma eficiente.
Continue lendo para descobrir as melhores maneiras de cancelar uma compra feita com seu cartão de crédito e garantir uma experiência de compra tranquila e segura.
É possível cancelar uma compra no cartão de crédito?
Sim! A possibilidade de cancelar uma compra no cartão de crédito é um direito do consumidor garantido por lei, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
Por isso, sejam compras feitas de forma online ou presencial, é possível solicitar o cancelamento e o estorno do valor pago na sua fatura.
No entanto, é importante ressaltar que existem prazos e condições que devem ser observados para exercer esse direito. E é isso o que veremos detalhadamente a seguir.
Em quais casos posso cancelar uma compra no cartão de crédito?
Apesar de ser um direito do consumidor, não são todos os casos que estão incluídos no Código de Defesa do Consumidor com possibilidade de cancelamento.
Continue a leitura para entender exatamente em quais situações você pode solicitar esse cancelamento.
Desistência de compras feitas online
Quando se compra algo pela internet, você não tem acesso ao produto antes de efetuar o pagamento. Por isso, você pode se arrepender da compra quando recebê-la, seja porque não gostou do produto, porque não era o que esperava ou por qualquer outro motivo.
Nesses casos, você pode solicitar o cancelamento da compra em até 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. Dentro desse período, a loja é obrigada por lei a realizar o cancelamento e estornar o valor que já foi pago. Isso vale também para compras que foram feitas de forma parcelada.
Mas lembre-se de que compras realizadas presencialmente em lojas físicas não entram nessa regra. Cada loja pode ter sua própria política de cancelamento, porém a maioria não oferece essa possibilidade, apenas a oportunidade de troca do produto por outro.
Cobrança incorreta ou indevida de compra online
Caso você não reconheça alguma compra realizada em seu cartão de crédito, é possível contestar a compra e solicitar o estorno direto com a instituição financeira que opera o seu cartão.
Essa situação é comum quando acontece do cartão ser clonado, furtado, roubado, perdido ou extraviado. Nesse caso, o estorno realizado no seu cartão é chamado de chargeback.
Para conseguir o cancelamento da compra nessa situação, é necessário registrar um Boletim de Ocorrência (BO) e solicitar o cancelamento à operadora do cartão.
Produto recebido diferente do anunciado
Recebeu o produto, mas ele é diferente do que parecia ser nas fotos do site? Saiba que você também está protegido nessas situações.
Para solicitar o cancelamento da compra, você pode entrar em contato diretamente com o vendedor. Nesse momento, também é possível optar pela troca por outro produto ou serviço da loja.
Porém, caso não consiga contato com a loja para ter a compra cancelada, é possível entrar em contato com a operadora do seu cartão de crédito para solicitar o estorno do valor.
Mas é importante guardar todas as tentativas de contato com o vendedor, assim você tem mais chances de conseguir o estorno do cartão.
Produto recebido com defeito
Caso você tenha recebido um produto comprado pela internet com defeito, você também tem o direito de receber o cancelamento da compra, seja qual for o defeito encontrado.
Por isso, é muito importante avaliar e testar o produto logo que ele chegar na sua casa, garantindo que você consiga solicitar o cancelamento dentro do prazo estipulado, caso encontre algum defeito.
Nessas situações, o ideal é entrar em contato imediatamente com a loja para iniciar o processo de cancelamento ou até mesmo de troca do item, caso ainda queira esse produto.
Produto não recebido ou fora do prazo
Ao comprar um produto pela internet, a loja informa um prazo de entrega que deve ser cumprido.
Por isso, caso você não receba o produto dentro do prazo estipulado ou receba fora do prazo, você tem o direito de cancelar a compra e solicitar o estorno do valor cobrado. Segundo a lei brasileira, a loja tem até 15 dias para responder o seu pedido de cancelamento.
Mas é importante ressaltar que se o produto já tiver sido despachado, provavelmente a loja pedirá para que você espere a entrega do produto para recusá-lo e, assim, concluir o cancelamento.
Cobrança errada de compra em loja física
Já aconteceu de pagar um produto ou serviço em uma loja e só depois de passar o cartão perceber que foi cobrado o valor errado? Nesse caso você pode solicitar no mesmo momento o cancelamento da compra.
Em alguns casos, também é possível que a loja apenas realize a correção do valor ou estorno parcial, ao invés do cancelamento total da compra.
Seja qual for o caso, é fundamental entrar em contato com a loja assim que identificar o erro na cobrança para resolver a situação o mais rápido possível e garantir que você pague apenas pelo valor correto.
Cobrança de assinatura cancelada
Se você é assinante de serviços como Netflix, Prime Vídeo, Spotify, Deezer ou até mesmo tem um plano recorrente em uma academia, por exemplo, provavelmente o valor da mensalidade é cobrado automaticamente na fatura do seu cartão de crédito.
Porém, quando é realizado o cancelamento dessa assinatura, pode acontecer de haver cobranças indevidas no mês seguinte à solicitação de cancelamento.
Nesses casos, entre em contato com a empresa para que a cobrança seja revista e cancelada. Mas antes é importante verificar se essa cobrança não é relativa ao período proporcional de uso até a data de cancelamento.
Encontrei o mesmo produto mais barato, posso cancelar a compra?
Caso você compre um produto e depois encontre o mesmo item por um preço menor, não é possível solicitar o cancelamento.
Porém, algumas bandeiras de cartão de crédito, como é o caso da Visa, você pode contar com o Seguro Proteção de Preço. Esse seguro garante que se você encontrar o mesmo produto que comprou por um preço menor, é possível receber a diferença entre os valores.
Caso você tenha um cartão Digio, seja o Digio Gold ou o Digio One, você conta com esse seguro e pode aproveitar essa vantagem!
Como cancelar uma compra no cartão de crédito
Caso a sua situação se enquadre em um dos cenários que mencionamos anteriormente, você pode pedir para que a compra seja cancelada e o estorno do valor feito na fatura do seu cartão de crédito.
Mas como funciona o cancelamento? É isso o que veremos agora.
O primeiro passo é entrar em contato com a loja na qual realizou a compra para solicitar o cancelamento de acordo com um motivo válido e reconhecido por lei. Depois disso, a loja deverá comunicar à operadora do seu cartão que deve ser realizado o estorno do valor.
Essa notificação à operadora pode demorar até 15 dias. Por isso, saiba que esse processo não é imediato! Mas não se preocupe, ao longo desse período você será comunicado sobre o prazo para recebimento do estorno, já que cada administrador possui suas próprias políticas de cancelamento.
Porém, caso o cancelamento seja feito por conta de alguma suspeita de fraude, você deve entrar em contato diretamente com a operadora do cartão de crédito.
Posso cancelar compras parceladas?
Sim, é possível cancelar compras parceladas. Porém, fique atento aos prazos!
Você só pode solicitar o cancelamento de uma compra parcelada caso respeite os prazos de solicitação que já mencionamos anteriormente: para compras online, o prazo é de 7 dias a partir do recebimento, enquanto para compras presenciais cada loja terá suas próprias regras.
Caso faça a solicitação no tempo previsto por lei, mesmo que a compra tenha sido parcelada, você terá o valor total da sua compra estornado na sua fatura.
Porém, se você já pagou várias parcelas e não fez a reclamação dentro do período estimado, não haverá o estorno do valor.
Como cancelar uma compra no cartão de crédito Digio?
A solicitação de cancelamento de uma compra feita no seu cartão Digio se chama contestação. O prazo para iniciar esse processo é de até 90 dias e o primeiro passo deve ser acessar o app do Digio, bloquear o cartão em que a compra não reconhecida foi realizada e iniciar o processo de contestação.
Observação: Se o botão de contestação ainda não tiver disponível, aguarde. Em até 48 horas, após a data de lançamento do valor na fatura, você poderá iniciar o processo.
Lembre-se, em caso de cancelamento de compras que você mesmo realizou, mas deseja cancelar, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa em que a compra foi realizada e solicitar o cancelamento.
Como cancelar compra na DigioLoja
Caso você tenha se arrependido de uma compra realizada na DigioLoja e ela foi feita com o seu cartão de crédito, não se preocupe, é possível realizar o seu cancelamento em até 7 dias do seu recebimento.
Para isso, siga os passos abaixo:
- Chame o time Digio no chat e conte o motivo do cancelamento;
- Receba por e-mail a confirmação do pedido de cancelamento e aguarde 4 dias úteis;
- Receba por e-mail a resposta do cancelamento;
- Após a aprovação, o estorno será realizado em até 24 horas.
Importante ressaltar que, caso sua fatura não tenha fechado, você receberá o estorno e não será cobrado pela compra, porém se a sua fatura já estiver fechada, o valor será devolvido na sua próxima fatura.
Dicas para evitar o cancelamento de uma compra
Sabemos que o ideal é não precisar cancelar uma compra, né? Mas às vezes isso acaba sendo preciso pelos mais diversos motivos.
Por isso, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a evitar a necessidade da solicitação de um cancelamento de compra. Afinal, mesmo que você consiga o seu dinheiro de volta, todo esse processo acaba gerando uma dor de cabeça que poderia ser evitada, não é mesmo?
- Verifique se a loja é confiável: esse ponto é muito importante para evitar dores de cabeça e problemas com cancelamento. Caso não conheça a loja, verifique sua reputação e comentários de outros clientes para saber se os produtos são bons e se a entrega é realizada da maneira devida. Isso pode evitar que vários problemas aconteçam.
- Verifique o prazo de entrega: tenha em mente o prazo de entrega estipulado pela loja no momento da compra. Isso porque, caso ela não cumpra com o prometido, é possível solicitar o cancelamento, mesmo que eles enviem um novo prazo para a entrega.
- Tire suas dúvidas: caso tenha alguma dúvida sobre o que é ou como funciona o produto, entre em contato com a empresa para sanar todos os seus questionamentos antes de realizar a compra. Isso vai ajudar a entender se aquilo é realmente o que você está esperando.
- Analise os comentários: hoje em dia é comum que as lojas online tenham comentários de outros clientes sobre aquele produto. Por isso, analise com atenção cada um deles para entender se o produto realmente é de qualidade e se é aquilo que você está esperando.
- Teste o produto: o ideal é que, ao comprar algo pela internet, você teste o produto assim que recebê-lo. Veja se funciona perfeitamente e se não possui nenhum tipo de defeito. Assim, caso algo não esteja dentro dos conformes, você já consegue realizar o pedido de cancelamento dentro do período estipulado por lei
Esperamos que este conteúdo tenha sanado todas as suas dúvidas sobre como solicitar o cancelamento de uma compra realizada com o seu cartão de crédito.
Quer saber mais sobre outros temas relacionados ao seu cartão de crédito? Então navegue em nosso blog e tire todas as suas dúvidas sobre gestão financeira!