Como saber se meu celular tem NFC?

Como saber se meu celular tem NFC?

Já ouviu falar sobre os pagamentos por aproximação ou contactless? Eles só existem por conta do NFC! Hoje vou te contar tudo sobre essa tecnologia e mostrar como ela pode trazer mais agilidade e facilidade para seu dia a dia. Ficou curioso? Então não tira os olhos da tela!

O que é NFC?

A sigla NFC vem do termo Near Field Communication, que significa, em uma tradução aproximada para o português, comunicação por campos próximos, e quando digo próximo é de no máximo 10 centímetros. Em outras palavras essa tecnologia permite a transferência de informações entre aparelhos eletrônicos apenas os aproximando.

Mas você deve estar se perguntando, onde e para que vou usar essa tecnologia? A resposta dessa pergunta é muito grande, pois existem inúmeras situações que o NFC pode ser usado. Confira alguns exemplos:

Você já usou um cartão recarregável no transporte público? Pois então, a comunicação entre o leitor da catraca, seja no ônibus ou no metrô, e o seu cartão é feita por essa tecnologia! Que tal fazer compras sem a necessidade de inserir o cartão de crédito no terminal de pagamento, as famosas maquininhas? Essa é mais uma facilidade que o NFC oferece para você! Com o pagamento por aproximação você apenas aproxima seu DigioCartão da maquininha e pronto, compra paga com sucesso!

Já usou uma carteira digital? Está aí mais uma função do NFC. Para aproveitar essa função basta você cadastrar seu DigioCartão virtual no Google Pay ou no Apple Pay. Dessa forma você faz compras em lojas física e online apenas com o seu celular, de maneira simples e fácil.

Já ouviu falar sobre cartão de visita digital, como o Airgo? Ele permite que você passe suas informações de contato aproximando a tag de um celular. Isso tudo graça a quem? NFC! Em resumo, o NFC é uma tecnologia que veio para ficar e que promete trazer mais facilidade e agilidade para diversas tarefas do dia a dia.

Como ativar o NFC no Android?

O seu smartphone precisa ter um hardware específico para oferecer o NFC, mas é cada vez mais comum que os aparelhos tenham essa tecnologia. Caso você não encontre essa opção dentro de configurações, vale conferir as especificações no manual do aparelho.

O sistema Android tem como padrão já ter o NFC ativado. Caso você queira desativar ou verificar se essa tecnologia já está ativada no seu aparelho, basta acessar as configurações e procurar por essa opção na categoria conexão. Se o seu aparelho tiver uma barra de busca dentro das configurações é mais fácil ainda, basta digitar “NFC” e tocar em buscar.

Como ativar o NFC no Iphone?

Os Iphones, da Apple, contam com essa tecnologia desde a versão 6, que foi lançada em 2014. Assim como os smartphones que usam o sistema Android, o NFC já vem ativada no Iphone. Ou seja, se você possui a versão 6 ou posterior pode ficar tranquilo, seu celular conta com essa tecnologia e já está ativada.

É possível instalar NFC no celular?

Se você não conseguiu encontrar a opção de ativar a tecnologia no seu aparelho Android deve estar se perguntando se é possível instalar o NFC no seu celular, certo?

O NFC precisa de peças no aparelho e, por isso, não é possível instalar como um aplicativo, por exemplo.

O que é NFC no smartwatch?

Assim como você pode usar o seu celular para fazer compras em lojas físicas e online, por meio das carteiras digitais, você pode usar o seu relógio inteligente. Depois de vincular seu DigioCartão ao Apple Pay ou Google Pay, basta aproximar o seu smartwatch de uma maquininha e pronto, suas compras estão pagas em questões de segundos.

Vale lembrar que para realizar pagamentos com seu smartwatch por meio do NFC é necessário que o terminal de pagamento também tenha essa tecnologia, geralmente representada pelo ícone da imagem abaixo:

Com seu DigioCartão, você pode fazer pagamentos por aproximação seja com o cartão físico ou com a carteira digital. Para isso, basta solicitar seu DigioCartão.


Compartilhar o artigo