Videogame retrô, qual é seu preferido?

Videogame retrô, qual é seu preferido?

Quem não gosta de jogar? Seja no computador, console ou até mesmo no celular, os games são, cada dia mais, uma forma de lazer, entretenimento e de trabalho no mundo todo.

Mas você sabe como os games surgiram? Como foi a evolução deles? Quais são os melhores videogames de todos os tempos? E que muita gente ainda se diverte com jogos de muitos anos atrás?

O que são e como surgiram os games?

Videogames, jogos eletrônicos, jogos digitais ou simplesmente games são jogos em que pessoas interagem por meio de algum aparelho eletrônico. Atualmente, eles dominaram diversos aparelhos sejam os computadores, consoles e celulares, mas nem sempre foi assim.

Para falar sobre o surgimento dos games é preciso entender o avanço dos computadores. Ao contrário do que parece, o primeiro computador mais parecido do que temos hoje, surgiu em meados de 1946 e pesava mais ou menos o equivalente a 6 elefantes, mais de 30 toneladas.

Tudo indica que em 1961, com o avanço da tecnologia e ampliação do acesso as máquinas nos centros de pesquisas e universidades, Steve Russel, estudante do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), decidiu testar os limites de um dos computadores mais potentes da época, o PDP-1 (Programmed Data Processor-1). Para isso, criou o Spacewar, um jogo que que simulava a batalha espacial entre duas naves e nunca foi comercializado, e foi assim que surgiu os games.

 

Como foi a evolução dos games?

Com o avanço das tecnologias e a ampliação do acesso a elas, o mundo game continuou a crescer e a ganhar espaço no mercado.

Dos computadores gigantes, que eram usados para pesquisas, games e outras funções, os jogos passaram pelos fliperamas, disponíveis em locais específicos para o público se encontrar e se divertir, e, depois, para os consoles dentro das casas das pessoas e computadores gamer.

Com a possibilidade de jogar em casa a hora que quiser, por conta dos consoles e computadores específicos para essa atividade, os videogames passaram a entrar com tudo no mercado.

Foi então que, em 1991, depois de muito avanço tecnológico e da internet, surgiu o primeiro jogo online para computadores, permitindo que duas pessoas jogassem juntas mesmo estando em espaços diferentes. Desde então, os games não pararam mais de crescer e de evoluir, chegando a representar um investimento total de mais de 300 bilhões de dólares em nível mundial em 2021.

Quais são os melhores videogames retro?

Independente da sua idade e de a quanto tempo você joga, é possível afirmar que tem algum console ou jogo que desperta uma lembrança especial na sua memória, certo? Por esse motivo, é tão difícil de responder qual o melhor videogame de todos os tempos.

Do Magnavox Odyssey, o primeiro da console a ser criado, até as mais recentes, como PlaySation ou Xbox, existe jogos que marcam a história e serão sempre lembrados e jogados.

Afinal, quem nunca jogou Tetris? Ou algum dos jogos do Mario, cuja franquia no modelo atual apareceu pela primeira vez em 1985? E como esquecer do Resident Evil, um dos primeiros jogos do gênero de horror que até uma série de filmes virou.

Como jogar jogos antigos?

Se você quer voltar no tempo, e jogar aquele game antigo que faz parte da sua infância, uma das soluções são os emuladores. Com esse tipo de programa, você consegue simular os consoles, rodar jogos antigos e se divertir com o games que não são mais comercializados.

Os retrogames também fazem sucesso nas plataformas mais atuais. Com o mesmo visual de 8 a 32 bits, é possível comprar jogos de décadas atrás e jogar nos videogames e PCs de última geração.


Compartilhar o artigo