Lista de jogos de RPG e MMO para PC

Lista de jogos de RPG e MMO para PC

O RPG é um dos tipos de jogos mais famosos do mundo e que vem ganhando cada vez mais fãs, seja em um tabuleiro ou eletronicamente. Se você é um amante dos jogos para PC, não pode deixar de conhecer os principais jogos desta categoria!

Quer entender um pouco mais sobre esse universo? Então continue lendo para descobrir também alguns dos principais jogos desta modalidade, passando pelos clássicos até os mais atuais.

O que é jogo RPG?

Para quem não sabe, a sigla RPG significa “Role Playing Game”, que, em tradução livre para português, significa jogo de interpretação de papéis.

Antes de irem para o mundo digital, os jogos de RPG fizeram grande sucesso na versão de tabuleiro, sendo conhecido como RPG de mesa. Essa modalidade ainda tem vários adeptos, que se reúnem em volta do tabuleiro, criam seus personagens e jogam por horas e horas interpretando seu papel, construindo narrativas que giram em torno de uma história criada e que pode ter um “mestre do jogo”.

O primeiro grande jogo de RPG da história foi o Dungeons and Dragons (D&D). Depois dele, vários outros jogos surgiram e seu sucesso nos tabuleiros fez com que os jogos RPG fossem também para o digital.

Apesar do dos jogos eletrônicos terem algumas diferenças do RPG de mesa, o conceito é o mesmo. Diversas características foram levadas para o mundo digital, como a criação do personagem, a necessidade de se colocar no papel dele e a liberdade para explorar o mundo virtual e tomar decisões, além da capacidade de evoluir suas habilidades, também conhecida como upar suas skills.

Qual a diferença para o MMORPG

A principal diferença entre eles é que no MMORPG você necessariamente precisa jogar online com centenas de outras pessoas ao mesmo tempo e a estrutura de gameplay é focada em deixar seu personagem mais forte. No RPG você joga sozinho, sem mais ninguém, e o objetivo do jogo normalmente é contar uma história.

Principais jogos de RPG para PC

Os jogos de RPG para PC ganham cada vez mais fãs pelo mundo todo, que se divertem por horas jogando sozinhos ou online com os amigos.

Quer começar a jogar RPG ou descobrir jogos novos? Então veja alguns dos jogos mais famosos de RPG para PC que você precisa conhecer:

World of Warcraft

Considerado o RPG online mais assinado do mundo, segundo o livro dos recordes, este é um clássico que não poderia ficar de fora desta lista. Na época do seu lançamento, em 2004, ele criou um novo parâmetro de jogos MMORPG (Massively Multiplayer Online Role Playing Game, que significa jogo de interpretação online em massa para múltiplos jogadores), nos quais é possível jogar online com centenas de pessoas ao mesmo tempo.

Este é um jogo que até hoje conquista os jogadores mais nostálgicos que curtem se divertir com a imensa diversidade de quests, raids, dungeons, conquistas, modos de PvP, eventos e profissões.

Para começar a se aventurar pelo mundo de Azeroth, você deve criar seu personagem, que pode ser humano, anão, pandaren, elfo noturno, elfo sangrento, gnomo, goblin, dentre outras criaturas. A classe do personagem também é uma escolha importante, pois cada uma possui habilidades e magias diferentes. Dependendo da sua raça, você fará parte da facção Aliança ou da Horda, que vão travar guerras entre si para defender seus ideais.

Ragnarök

 

Outro clássico do RPG, Ragnarök foi lançado em 2002 e ainda hoje possui milhões de fãs ao redor do mundo, principalmente aqui no Brasil.

A história do jogo mistura mitologia nórdica com um toque oriental, trazendo elementos de fantasia medieval no reino de Midgard. Após séculos de paz, o mundo encontra-se em perigo com o fim do mundo: o Ragnarök.

Assim como em todo RPGMMO, no início do jogo você deve criar seu personagem e evoluí-lo ao longo do jogo, ganhando pontos para investir em seus atributos. É possível jogar junto com outros jogadores ou também no modo PvP (jogador versus jogador).

Diablo III

Lançado em 2012, este é o terceiro título de uma das séries mais conhecidas de RPGMMO. Para começar a jogar, você deve escolher seu personagem, que vai definir o seu estilo de jogar. Ao escolher o Bárbaro, por exemplo, você fará mais lutas de curta distância, lutando “mano a mano” com seus adversários. Optando pela a Arcanista, você terá um maior controle da área e poderá atacar vários inimigos ao mesmo tempo.

O jogo traz duas experiências diferentes. A primeira delas é até o nível 70, no qual você deve focar em finalizar a campanha principal e dominar a forma de jogar do seu personagem. Ao alcançar esse nível, você provavelmente já terá finalizado a história principal e começará a experiência do endgame e a acumular níveis Paragon, se aventurar por Fendas (Rifts) e conquistar gemas poderosas ao derrotar inimigos mais fortes.

A história deste jogo se passa 20 anos após o término do Diablo II, quando um cometa cai na Terra no local onde o Diablo foi confinado. Por isso, os guerreiros são convocados novamente para proteger o mundo do inimigo.

The Witcher 3: Wild Hunt

Lançado em 2015, The Witcher 3 foi eleito o jogo do ano no The Game Awards e ainda ganhou uma série na Netflix (isso mesmo, aquela série com o Henry Cavill). O jogo se passa num mundo dividido entre os reinos do norte (Temeria, Redenia, Aedirn e Kaedwen) e do sul (império de Nilfgaard). Neles, vivem humanos, bruxos, anões, elfos, grifos e outras criaturas fantásticas.

Por ser o terceiro jogo da saga, sua história é uma sequência do jogo anterior. Nesta etapa, Ciri, a princesa do reino de Cintra, está sendo perseguida por uma ordem chamada Wild Hunt, um grupo de espectros poderoso que causam terror e raptam pessoas para se juntar à ordem. O objetivo do protagonista Geralt é encontrá-la antes que os inimigos.

O mundo desse jogo é enorme. O mapa a ser explorado é maior do que o dos dois jogos anteriores juntos. Por ser um jogo de mundo aberto, traz diversas possibilidades aos jogadores, que ao explorar missões secundárias podem descobrir ainda mais camadas do universo. Além disso, todas as suas escolhas são levadas em consideração, fazendo com que o jogo tenha 36 finais diferentes, que vão depender de cada passo dado durante a história.

Genshin Impact

O Genshin Impact, lançado em 2020, é um RPGMMO de mundo aberto gratuito que faz sucesso até hoje. No início, o jogo chamou bastante atenção por sua semelhança com o The Legend of Zelda: Breath of the Wild. A sua história e seus personagens agradaram tanto ao público que acabou ganhando o prêmio de melhor jogo de 2020 da Google Play Store e da App Store.

No início do jogo, vemos uma narrativa que mostra a batalha de dois irmãos contra uma deusa, que acaba os transportando para um mundo chamado Teyvat, onde o jogo se desenrola. O jogador controla o personagem “Viajante”, que deve encontrar seu irmão que se perdeu durante a ida para este mundo misterioso. Para se reencontrar com a família, o “Viajante” deve passar por desafios, desbloquear ataques e encontrar recursos para tornar o personagem mais poderoso.

Durante o game, é possível trocar de personagem e usar o poder específico de cada um para passar por diferentes obstáculos. Por ser de mundo aberto, o jogador pode percorrer outros locais do mapa e se juntar com até outros três players para explorar o mundo de Teyvat. Se você curte o modo multiplayer, tenha em mente que essa modalidade só é desbloqueada no nível 16.

Final Fantasy XV

O décimo quinto jogo da série Final Fantasy foi lançado em 2016 e até hoje conta com uma legião de fãs, que aguardam ansiosamente pela sua sequência, o Final Fantasy XVI, que deverá ser lançado entre junho e setembro de 2023.

O Final Fantasy XV se passa em um mundo chamado Eos. A história traz como personagem principal o Noctis Lucis Caelum, príncipe herdeiro do trono de Lucis, e seus amigos. Eles tiveram o seu reino tomado pelo Império de Niflheim, logo após saírem para um acordo de paz com a província vizinha. Agora, como fugitivos, travam batalhas contra os inimigos para retomar seu reino e seu cristal mágico.

Para isso, o jogador deve explorar o mapa em busca de novas missões. As missões principais, que mostram a história do jogo, estão demarcadas em vermelho no mapa, enquanto as missões secundárias, que permitem progredir as habilidades do personagem e explorar ainda mais esse universo, podem ser identificadas em azul.

Elder Scrolls Online

Este é um jogo MMORPG ideal para quem curte games com uma temática medieval, cheio de guerreiros, dragões e muita magia.

No início, o jogador deve criar o seu personagem e definir sua classe e raça. Independente de qual seja o seu personagem, ele irá iniciar na prisão, onde haverá uma rebelião na qual precisará fugir e enfrentar diversas batalhas pelo caminho.

Este também é um game de mundo aberto que permite ao jogador explorar o universo de Tamriel. Em sua jornada, você encontrará tanto cidades mais pacatas com novos itens e aliados e regiões mais perigosas para viver aventuras, batalhar com monstros e evoluir seu personagem.

New World

Diferente de outros MMORPG, que possuem mensalidade para quem deseja jogar, esse RPG da Amazon pode ser comprado por R$75,49 e ser jogado online sem nenhum custo extra. Além disso, o jogo é totalmente traduzido para o português, o que facilita para que todos os jogadores possam entender completamente o que está acontecendo

Lançado em 2021, o jogo se passa na ilha mágica de Aeternum, onde o personagem chega após sofrer um naufrágio. O jogador precisa sobreviver a batalhas contra criaturas sobrenaturais que vivem no local e se fortalecer a ponto de conseguir entrar em uma das facções que vivem na ilha e lutam para dominá-la.

Outro ponto interessante desse jogo, é que ele não obriga o usuário a escolher uma classe para o seu personagem, deixando-o livre para evoluí-lo da maneira que quiser ao longo do game. Além disso, você pode optar por armas para lutas corpo a corpo, armas à distância e também habilidades mágicas.

Monster Hunter: World

Este é o jogo mais vendido da desenvolvedora japonesa Capcom. A franquia possui diversos jogos e é a segunda mais vendida, ficando atrás somente de Resident Evil.

A história se inicia com a chegada de um grupo de caçadores (que são os próprios jogadores) a um “Novo Mundo”. Eles irão caçar criaturas em ambientes selvagens, criar equipamentos e diversas outras atividades. Esses caçadores são encarregados pela “Comissão de Pesquisa” a caçar monstros que vivem em Astera, seja matando ou capturando-os para serem estudados.

Estes são apenas alguns dos milhares de jogos RPG disponíveis para você se aventurar em universos mágicos e evoluir seus personagens para ganhar cada vez mais batalhas.

E aí, já sabe qual deles vai começar a jogar? Compartilhe a lista com seus amigos usando uma das opções a seguir e dê play na diversão!


Compartilhar o artigo