8 dicas para ser um streamer de games e eSports

8 dicas para ser um streamer de games e eSports

Malena, Gaules, Baiano e JinkiWinkki são alguns dos atuais grandes nomes do streaming no Brasil, inspirando milhares de espectadores diariamente em seus respectivos canais em plataformas de transmissão ao vivo.

O streaming permite transmitir conteúdos ao vivo. Esses influenciadores jogam games, acompanham campeonatos de esports e interagem frente a frente com os espectadores. Há diversas opções para quem sente vontade de streamar, seja para de iniciar uma carreira, construir comunidades próprias ou apenas se divertir.

Na lista abaixo, você encontra oito dicas para começar a streamar também e como viralizar na internet.

Escolha uma plataforma de transmissões

Se você quer começar a streamar, precisará de uma plataforma de transmissões ao vivo para fazer isso. Atualmente existem várias delas, como Twitch, Facebook Gaming, BOOYAH!, entre outras. Cada uma delas possui suas próprias ferramentas, funcionalidades, formas de monetização de conteúdo, entre outras características. A maioria oferece programas de afiliados, que é algum tipo de remuneração para quem expõem seus produtos ou serviços nas plataformas.

Vale a pena conferir as sessões de Ajuda e Programa de Afiliados de cada uma delas, para ter uma ideia melhor do que o espera quando você começar suas próprias lives.

Defina seu conteúdo

Apesar do seu tema principal ser os games e esports, existem diversos tipos de conteúdos ao vivo que podem ser feitos sobre esses assuntos.

Além de mostrar ao mundo sua gameplay, sozinho ou acompanhado, é possível fazer programas de entrevista, narração e comentários de campeonatos, entre outras ideias como: se você gosta de Valorant, porque não cozinhar pratos típicos do país de cada agente do FPS?

Agora, se o que você curte é League of Legends, pode cantar, tocar ou dançar músicas do jogo, como as canções tema dos mundiais do MOBA, ou de seus grupos musicais como K/DA, Pentakill e True Damage. Cada streamer renomado gera conteúdos originais e vale conhecer para ter criatividade ao gerar o seu próprio material.

Invista em equipamentos

Para streamar, são necessários alguns equipamentos e recursos. Os principais são uma boa e estável conexão de internet, além de um bom computador, que suporte o jogo, a transmissão, entre outras tarefas que ele precisará realizar durante as lives.

Uma webcam não é obrigatória, mas ajuda o público a reconhecê-lo facilmente, desta forma, é bom contar com uma câmera de qualidade também.

No entanto, vale lembrar que você não necessariamente precisa dos melhores equipamentos do mundo logo de cara. É possível investir nesses recursos aos poucos, conforme você obtém êxito e retorno financeiro em seu projeto de streaming.

Conforme você constrói mais estabilidade financeira com as lives para investir em melhorias , tenha em mente que algo que pode ajudar nestes momentos é buscar promoções e descontos nos equipamentos. Com o cartão de crédito Digio, há descontos de até 60% em sites parceiros.

Aproveite também o DigioCashback em diversos sites e receba de volta até 15% do valor da sua compra como crédito na fatura ou saldo na DigioConta. Se você ainda não tem o DigioCartão, peça o seu clicando em “Peça seu Cartão” ali em cima.

Planeje um conteúdo constante

É importante ter um calendário do que você fará em live, como quais jogos jogará e em quais dias – embora isso não o impeça de realizar projetos inusitados sem grande aviso prévio.

Ter um cronograma é essencial não só para que seus inscritos saibam o que esperar (para se programar para assistir as suas lives), mas também para mostrar a eles que você é organizado e constante – algo que também é fundamental para aumentar sua relevância dentro da maioria das plataformas.

Legende suas lives

Se você já está com tudo certo para começar suas lives, já considerou acrescentar legendas nelas? Não? Nós explicamos a importância de fazer isto.

As legendas permitem que pessoas com deficiências como a surdez possam ter a mesma experiência que ouvintes têm ao assistir a você.Além disso, esse recurso também oferece ao público a possibilidade de assistir ao seu conteúdo sem som, quando for necessário.

Divulgue seu conteúdo nas redes sociais

O público gamer é muito ligado às redes sociais, por isso é importante manter perfis em sites como Twitter, Instagram e Facebook. Neles você pode divulgar informações como os horários de suas lives, streams que envolvem projetos especiais ou convidados.

Muitos também publicam clipes de jogadas insanas ou aquela jogada que deu muito errado para o entretenimento dos seus viewers. O que pode separar você da fama pode muito bem ser um vídeo altamente compartilhado nas redes sociais.

Além disso, os números que envolvem o engajamento de seus perfis nas redes podem ajudá-lo a conseguir parcerias e patrocínios com grandes marcas, como o Digio, que alavancam as oportunidades de conteúdo e atraem ainda mais viewers em potencial.

Seja você mesmo

Se você está pensando em fazer lives, é bastante provável que já tenha um streamer que lhe inspira, que pode ser Gaules no CS:GO, Nerissa no League of Legends, Cerol no Free Fire ou Paula Nobre no Valorant. É normal se inspirar em quem você admira, mas lembre-se de ser você mesmo em suas transmissões, para evitar imitar alguém sem querer ou ser associado a outros streamers. Embora a comunidade gamer tenha muitas coisas em comum, cada pessoa desse cenário é única e especial à sua própria maneira e é exatamente isso que faz com que cada um alcance o próprio sucesso.

Recompense sua comunidade

Aos poucos, seus viewers se tornarão sua própria comunidade, composta por espectadores que se identificam com você e com seu conteúdo.

Graças ao interesse e apoio deles que seu canal poderá crescer, dessa forma, você deve valorizá-los, não só interagindo com eles ao longo das transmissões, mas também chamando-os para jogar ou assistir filmes com você, oferecendo recompensas como emotes exclusivos para o chat do Twitch, convites para participação em espaços como servidores no Discord, entre outras estratégias de fidelização.

Pronto par virar um streamer? O Digio é seu parceiro nessa jornada! Fique ligado aqui e nas redes sociais para não perder nenhum conteúdo e aproveitar todas as vantagens para quem tem o cartão do Digio. E não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos usando uma das opções abaixo.

Esta matéria foi feita pela equipe do MGG Brasil, site referência na cobertura de esports e games do país, em colaboração com o Digio.

Acompanhe o MGG no Facebook, Twitter, Instagram, Twitch e TikTok.”
MGG Brasil – https://br.millenium.gg/
Facebook MGG Brasil – https://www.facebook.com/mggbrasil
Twitter MGG Brasil – https://twitter.com/mggbrasil
Instagram MGG Brasil – https://www.instagram.com/mggbrasil
Twitch MGG Brasil – https://www.twitch.tv/mggbrasil
TikTok MGG Brasil – https://www.tiktok.com/@mggbrasil


Compartilhar o artigo