Como montar um PC Gamer?

Como montar um PC Gamer?

Com o avanço das tecnologias, os games começaram a exigir cada vez mais hardwares potentes. Hoje em dia, para conseguir aproveitar ao máximo os jogos, tanto em questões gráficas quanto em performance, é necessário montar um computador específico para jogar, um PC Gamer.

O que precisa para montar um PC Gamer?

Com avança do mercado, as opções de configuração de um PC Gamer tendem a ser infinitas. Por conta disso, antes de começar a comprar as peças para montar o seu é necessário pensar em alguns pontos, como por exemplo:

Quais games você pretende jogar? Cada jogo tem uma recomendação de recursos mínimos que você precisa ter no seu computador para ter uma experiência visual e de jogabilidade aceitável. Por esse motivo, é importante você acessar o site da produtora do game e conferir essas informações. Veja o exemplo de requisitos mínimos de League of Legends (LOL).

Quão exigente você é na hora de jogar? Como falamos ali em cima, existem as configurações mínimas para jogar, mas dependendo de quanto você estima a usabilidade, tanto técnica quanto a visual, você precisará investir um pouco nos componentes do seu PC. Uma qualidade gráfica melhor, por exemplo, poderá ajudar a localizar itens escondidos em uma quest (missão) em um jogo de RPG (Role-Playing Games) ou localizar o inimigo em um jogo em primeira pessoa, como um FPS (First-person shooter).

Quanto você pode gastar nesse momento? Sim, existem peças de todos os tipos e valores. Por isso, além de verificar quais as especificações das peças para jogar seus jogos favoritos, você precisa ter certeza que o investimento no seu PC Gamer cabe no seu planejamento financeiro. Existem opções de placas de vídeo, apenas um dos componentes de um PC Gamer, que podem estar abaixo de R$ 1 mil e outras acima de R$ 10 mil.

Falando em planejamento financeiro, o Rato Borrachudo, Gamer e parceiro do Digio, tem uma dica extra para você:

“Está querendo montar um PC Gamer maneiro e não quer gastar muito? Então o Ratão aqui te da uma dica importante! Além de procurar muito sobre as configurações do seu PC pra conseguir rodar os jogos que você curte, faça um planejamento financeiro para conseguir comprar tudo o que precisa mais ou menos na mesma época! Assim você não se descapitaliza e suas peças não ficam velhas nem perdem a garantia sem você usar.”

Quais são as peças necessárias para montar um PC gamer?

O número de peças necessários para montar um computador específico para jogar não é muito diferente do que o de um computador comum. Basicamente, o que muda é a performance ou especialidade de cada peça. Confira a seguir quais peças você irá precisar e para o que cada uma delas serve:

Processador ou CPU (Central Process Unit)

Considerado o cérebro do computador, o processador é um dos principais itens de qualquer computador. Em resumo, ele é responsável pela velocidade geral em que o computador irá calcular e realizar as tarefas e as informações solicitadas pelo usuário. Isso significa que ele determina a quantidade e velocidade dos programas, que podem funcionar ao mesmo tempo. Atualmente, a maioria dos processadores vendidos são de 64 bits e que permite trabalhar com mais dados de uma vez que as versões de 32 bits.

A quantidade de núcleos influencia na capacidade do seu processador em desempenhar atividades multitarefas e existem o single core (mais antigos e podem operar uma tarefa por vez), dual-core, quad-core. A velocidade do processador também é importante e é medida em megahertz ou gigahertz. Quanto maior o número, mais rápido e potente é o processador para executar cálculos por segundo.

Reprodução/Internet

Placa mãe

Esse componente pode ser considerado a central de comunicação de todas as peças do computador. Sua principal função é permitir que as outras peças se integrem de forma organizada, e assim tudo funcione como deve.

Reprodução/Internet

Memória RAM

Presente em diversos outros equipamentos eletrônicos, como os smartphones e os videogames. Essa memória funciona como um espaço de armazenamento de dados temporários e super-rápido e, por isso, é responsável por dar agilidade e velocidade na execução e funcionamento de todos os aplicativos instalados no seu computador.

Reprodução/Internet

HD ou SSD

Diferente da memória RAM, o Hard Disk (HD) e o Solid State Drives (SSD) são responsáveis pelo armazenamento de tudo que está instalado no computador, desde o sistema operacional até arquivos e jogos. A principal diferença entre eles é a velocidade de entrega. O SSD possui uma maior taxa de transferência de dados por segundo e, por isso, pode impactar positivamente na experiência.

Reprodução/Internet

Fonte

Como qualquer outro componente eletrônico, o computador precisa de energia para funcionar. A fonte é a principal responsável por distribuir energia para todos componentes do computador. Diversos componentes gamers precisam de mais energia do que um PC comum e, por isso, é importante ter a correta para garantir o bom funcionamento e performance.

Reprodução/Internet

Gabinete

Além de fixar e proteger todas as peças do seu computados, o gabinete permite que você organize todos os cabos que ligam as peças. Vale lembrar que as luzes e outras decorações não aumentam a performance do seu computador, elas dão um toque especial no visual e podem dizer muito da personalidade do jogador.

Reprodução/Internet

Placa de vídeo

Todo computador precisa ter uma placa de vídeo, pois é ela quem transforma os dados do processador em imagem. Porém, existem dois tipos diferentes, as integradas e as dedicadas. A mais comum é a placa de vídeo integrada ao processador, que é excelente para funções básicas. Já a dedicada, como o próprio nome já diz, fica separada do processador e é ideal para gamers e designers profissionais que procuram uma experiencia visual melhor. Elas também podem processar imagens em altíssima resolução e permitir que mais de um monitor seja ligado, gerando mais campo de visão para jogar.

Reprodução/Internet

Cooler

Com a função de reduzir o calor gerado pelos componentes, essa peça é importantíssima para manter a temperatura em zonas adequadas para a melhor performance. Como já falamos, a performance é importantíssima para gamers e altas temperaturas são normais em computadores com processador potente e a placa de vídeo dedicada. Há muitos que chamam de ventoinha ou ventiladorzinho e há opções bem invocadas e potentes. Além disso, há outras opções como sistemas de refrigeração líquida (sim, você não leu errado). Há também placas de vídeo com coolers potentes e jogadores que instalam mais que um no gabinete para combater a temperatura alta.

Reprodução/Internet

 

Agora que você já sabe quais são as peças necessárias para montar o seu PC e para que serve cada uma delas, veja uma sugestão feita por Nicole Muniz, streamer do Facebook Gaming, youtuber e parceira do Digio:
 
“Se quer ter um Pc Gamer e não quer gastar muito, a minha dica é comprar peça por peça ao inves de comprar um computador pronto. Garanto que vai conseguir economizar bastante dinheiro. Se for fazer isso não se esqueça, é importante pesquisar sobre a compatibilidade das peças escolhidas.”

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Nicole Muniz (@nicolediretora)

 

Como comprar peças para o PC Gamer com desconto?

Essa dica é para você que está querendo comprar um computador para jogar um que comprar as peças para montar seu PC Gamer. Que tal realizar compras com desconto ou receber cashback?

Com o Descontinho você pode comprar online com descontos de até 60% em lojas parceiras, como Americanas, Asus, Compra Certa e muitas outras. Para ver todos os parceiros acesse a DigioLoja, loja exclusiva para clientes Digio, direto pelo aplicativo e toque em Descontinho.

Já com o DigioCashback você garante parte do valor total da sua compra online em lojas parceiras de volta, como saldo na DigioConta ou crédito na fatura do seu DigioCartão. Aproveite!

Como escolher um monitor gamer

Além de montar o seu computador, você precisará comprar um monitor, que serve para transformar todas as informações do computador em imagens. Atualmente, existem diversas opções que diferem principalmente em três características:

Resolução: as imagens exibidas na tela são divididas em minúsculos pontos, os pixels, e são organizados em linhas e colunas. A resolução da tela é uma unidade de medida que indica quantos pixels tem em cada linha e em cada coluna, oferecendo, assim, uma imagem mais clara e mais bem definida. As resoluções mais comuns para monitores são o HD, full HD e o 4K, assim como em televisores.

Veja a seguir um exemplo de imagem do escritório do Digio em alta resolução e em baixa:

Aqui, vale ressaltar que além do monitor ter uma boa resolução, a placa de vídeo precisa entregar as qualidades da imagem de forma compatível.

Tamanho: outro ponto de atenção é o tamanho da tela que você irá comprar, que se refere a dimensão física. Por padrão, telas são medidas em polegadas na diagonal e, geralmente, as escolhidas pelos gamers não tem menos do que 24 polegadas.

Confira um exemplo de um monitor de 40 polegadas: 

Reprodução/Internet

Formato: existem dois formatos possíveis de monitor, os retos e os curvos. Os retos são os mais comuns e mais baratos, já os curvos costumam ter um valor um pouco maior. A principal vantagem entre eles é que o curvo oferece uma visão periférica que se alinha melhor com a curvatura natural dos olhos, fazendo com que eles consigam acompanhar tudo sem precisar forçar a vista.

Reprodução/Internet Reprodução/Internet

 

Como escolher uma cadeira gamer

Para escolher uma cadeira gamer não tem muito segredo, basta que ela seja confortável, afinal, a ideia é ficar sentado por muito tempo, certo? A dica mais importante na hora de comprar a sua é verificar se ela tem encosto para a lombar e pescoço. Além de te ajudar a manter a postura correta ajuda a prevenir lesões nas costas. Veja alguns exemplos:

Reprodução/InternetReprodução/InternetReprodução/Internet

Reprodução/Internet

Como escolher uma mesa gamer

O mais importante na hora de escolher uma mesa para jogar é que ela tenha o tamanho necessário para comportar todos os equipamentos, oferecer conforto e ser resistente. Para isso escolha mesas feitas em MDF, além de serem mais resistes não são tão caras.

Veja alguns exemplos:

Reprodução/InternetReprodução/Internet

Reprodução/Internet

Ficou animado para começar a montar seu PC Gamer e quer aproveitar todas as vantagens que Digio oferece? Então não perca mais tempo, clique aqui e peça já o DigioCartão


Compartilhar o artigo