Como jogar Minecraft: Dicas para você começar

Como jogar Minecraft: Dicas para você começar

Lançado em 2009, o Minecraft é um dos jogos mais famosos dos últimos anos e já conta com mais de 3,6 milhões de jogadores ativos de todas as idades ao redor do mundo.

O Minecraft é, predominantemente, um jogo de mundo aberto no estilo ‘sandbox’, ou seja, ele dá completa liberdade para que os jogadores criem seu próprio cenário e história para se divertirem da forma que quiserem. Todo o mundo de Minecraft é construído por blocos, que para serem utilizados é preciso obter os materiais por meio da mineração e coleta dos recursos do ambiente.

Neste jogo, não há fases, pontuação ou tempo. A ideia é soltar a imaginação para criar um mundo incrível para se divertir!

Ah, mas o que nem todo mundo sabe é que Minecraft também possui uma história. O objetivo principal do game é viajar para outra dimensão e matar o Ender Dragon, um dragão que tem alguma ligação com os Enderman (criaturas que existem em todas as dimensões do jogo).

Como baixar Minecraft?

É possível baixar o Minecraft nas principais plataformas. Ele está disponível para celulares Android e iOS, PC e os videogames PS3, PS4, PS5, PS Vita, New Nintendo 3DS, Nintendo 2DS, Switch, Wii U, Xbox 360 e Xbox One. Importante ressaltar que o PS3, Wii U e Xbox 360 não recebem mais atualizações do game.

Como jogar Minecraft?

Por ser um game de mundo aberto, não existe uma única forma de jogar. Ao entrar nesse universo, o jogador pode se divertir do jeito que quiser.

Apesar disso, existem alguns modos de jogo que podem ser escolhidos para se aventurar, que vai depender do estilo de jogo preferido de cada um. São eles:

Modo sobrevivência

Este é o modo mais conhecido do jogo. Para sobreviver no jogo, é preciso coletar vários recursos, como pedra, metal, carvão e madeira. Assim, é possível criar ferramentas, armas, itens, construções e se proteger de inimigos.

Neste modo, há um ciclo de dia e noite, que duram cerca de 20 minutos. Quando a noite chega, criaturas inimigas surgem para atacar suas propriedades, por exemplo. Por isso, é necessário ter os itens corretos para se proteger e sobreviver no game. Caso seu personagem morra, ele voltará ao mesmo local em que estava antes, sem perder nada do que foi construído.

Modo criativo

Aqui, o jogador pode soltar a imaginação e focar apenas em construir tudo o que quiser. Neste modo, o personagem nunca morre e possui todos os tipos de blocos à sua disposição, de forma ilimitada, para se divertir sem se preocupar com monstros ou em conseguir alimentos. Esta é a melhor forma de jogar se você quer apenas construir casas, cidades, pessoas, animais e o que mais desejar.

Modo aventura

Ele é bem semelhante ao modo sobrevivência, porém, aqui, os blocos não são destruídos tão facilmente, já que para isso você precisa ter algumas ferramentas específicas. Ou seja, se você deseja adicionar um pouco mais de dificuldade ao modo sobrevivência, esta pode ser uma boa opção de jogo.

Modo hardcore

Já para quem quer adicionar uma dose a mais de dificuldade e emoção, o modo hardcore traz um estilo de jogo que também é semelhante ao modo sobrevivência. A principal diferença é que o personagem perde todo o progresso realizado no jogo ao morrer. Ou seja, tudo o que foi construído até então é perdido e você deve começar tudo de novo.

Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre o Minecraft, descubra como criar os principais itens para evoluir no jogo!

Como fazer tocha no Minecraft

A tocha é um dos itens mais básicos e mais utilizados no jogo. Elas podem ser colocadas na parede ou no chão das suas construções. A iluminação delas tem alcance de até 14 blocos.

Além de iluminar o local e derreter blocos de gelo e camadas de neve, uma de suas principais utilidades é te proteger contra os inimigos. Durante a noite, você pode ser atacado por aranhas, zumbis, esqueletos e até por explosivos Creepers.

Para fazer uma tocha, você precisa coletar carvão (comum ou vegetal) e graveto.

  1. Colete o carvão: utilize uma picareta para minerar rochas de carvão (que possuem um pontinho preto) 
  2. Colete o graveto: você pode obter um graveto a partir de duas tábuas de madeira de qualquer tipo de árvore
  3. Vá para a bancada de trabalho: posicione o carvão e o graveto conforme a figura abaixo para criar uma tocha:

Além da tocha comum, é possível também criar outras variações adicionando outros elementos. Para criar uma tocha energizada, você deve acrescentar redstone; já para criar uma versão colorida, basta adicionar cloretos de qualquer cor; enquanto para criar uma abóbora de Halloween, com iluminação interna, acrescente uma abóbora.

Como fazer cama no Minecraft

A cama é um dos itens mais importantes e um dos primeiros que você deve construir ao iniciar o jogo.

Isso porque quando a noite chega, além de surgirem diversos monstros, a visão do personagem fica prejudicada. Ao utilizar a cama para dormir, o jogo pula o ciclo da noite, fazendo com que as criaturas não apareçam ou sejam queimadas pelo sol. Além disso, se o jogador ficar mais de três dias sem dormir, podem surgir ainda mais monstros para atacá-lo.

Deu para ver como a cama é importante no jogo, né? Então veja como é simples criar a sua:

Colete lã: você precisa de três blocos de lã de qualquer cor. Esse material pode ser obtido com ovelhas;

Colete tábuas de madeira: você deve coletar três tábuas de madeira, que são geradas a partir da madeira das árvores;

Vá para a bancada de trabalho: clique no ícone da cama que aparecerá no menu e automaticamente sua cama será criada. Depois disso, ela irá para o seu inventário, assim, você pode usá-la quando precisar.

Importante ressaltar que você só consegue criar uma cama se tiver uma bancada de trabalho. Caso não tenha ainda, basta combinar quatro tábuas de madeira para criar uma.

Como fazer bigorna no Minecraft

A bigorna possui várias utilidades durante o jogo, por isso, é importante ter pelo menos uma em seu inventário. É com ela que você pode reparar itens danificados, aumentar sua durabilidade, renomear seus equipamentos ou até combinar livro encantado com uma ferramenta.

Para criar a bigorna, você precisa de 4 barras de ferro e 3 blocos de ferro. Veja abaixo como criar cada um deles e transformá-los em uma bigorna:

  1. Crie as barras de ferro: para isso, você deve combinar um minério de ferro com um combustível na fornalha, podendo ser qualquer tipo de combustível. Outra forma de criar essas barras é juntando 9 pepitas de ferro;
  2. Crie o bloco de ferro: esses blocos são criados ao combinar 3 barras de ferro;
  3. Vá para a bancada de trabalho: após coletar esses itens, você deve organizá-los desta forma para obter a bigorna.

Como fazer poção no Minecraft

As poções são itens que deixam o jogo muito mais divertido e são capazes de dar habilidades especiais aos jogadores.

Mas antes de começar a fazer as poções, é essencial que você tenha um frasco de vidro e um suporte de poções. Ter um caldeirão é opcional para a fabricação das poções, mas ele pode facilitar muito o processo.

Existem diversos tipos de poção, cada uma com um objetivo diferente. Aprenda o processo de fabricação de algumas das principais poções do jogo:

Como fazer Poção Maligna

Essa poção é a base para todas as outras que você pode criar no jogo. Por isso, saber como criá-la é essencial!

  1. Consiga uma Verruga do Submundo (também chamada de Fungo do Nether): ela é encontrada de forma natural nas fortalezas do Nether
  2. Junte a uma garrafa de vidro: coloque a verruga em uma garrafa de vidro.

Pronto, está criada a poção que você utilizará para criar todas as outras!

Como fazer Poção de Força

Essa poção aumentará sua força de ataque por 3 minutos. Caso queira aumentar esse tempo, adicione o ingrediente Redstone no passo a passo:

  1. Crie a Poção Maligna: siga o passo a passo da poção anterior;
  2. Crie Pó de Chamas: para isso, você precisa coletar Varas de Chamas, que são obtidas ao derrotar os inimigos Chamas. Cada Vara de Chamas cria um Pó de Chamas;
  3. Junte os ingredientes no seu frasco de vidro.

Como fazer Poção de Fraqueza

Ao jogar essa poção no inimigo, ele ficará mais fraco por 30 segundos, diminuindo suas ações e o dano causado.

  1. Faça a Poção Maligna
  2. Adicione Olho de Aranha Fermentado: esse ingrediente é criado na bancada de trabalho, ao juntar olhos de aranha com açúcar

Como fazer Poção de Cura

Utilize essa poção para restaurar 4 corações de saúde.

  1. Crie a Poção Maligna
  2. Adicione Melancia Reluzente: ela é obtida ao juntar uma fatia de melancia comum com uma pepita de ouro na bancada de trabalho

Como fazer cerca no Minecraft

Se você tem uma construção no Minecraft, as cercas são indispensáveis para delimitar o território sem bloquear a visão do local. Elas impedem que seus animais fujam e protegem sua propriedade contra monstros, como zumbis e caveiras. Mas cuidado, as aranhas conseguem escalar a cerca, então você não estará protegido contra elas!

Você pode fazer cercas com qualquer tipo de madeira, sendo que cada uma formará uma cerca de cor diferente. É possível criar cercas de pinheiro, carvalho, carvalho escuro, carmesim, acácia, madeira da selva, bétula, madeira distorcida e tijolos do Nether.

Para produzir a cerca, você precisa de 4 tábuas de madeira e 2 gravetos.

  1. Colete tábuas de madeira: as 4 tábuas necessárias são geradas a partir da madeira das árvores;
  2. Crie os gravetos: para cada um você vai precisar de duas tábuas de madeira. Para criar o graveto, vá até a grade de criação e coloque uma tábua na parte inferior e uma logo acima;
  3. Vá para a bancada de trabalho: após coletar esses itens, você deve organizá-los desta forma para obter a cerca.

Cada “receita” dessa vai criar 3 cercas diferentes. Para produzir mais, basta repetir o processo ou adicionar mais ingredientes proporcionalmente.

Como fazer escudo e espada no Minecraft

Como durante a noite criaturas aparecem, você precisa de armas para atacá-las e se proteger. Caso esteja jogando em um servidor compartilhado, elas também servem para atacar e se proteger de outros jogadores.

Existem alguns tipos de armas de defesa e de ataque. As mais comuns são o escudo e a espada, respectivamente.

Importante lembrar que para criá-las você precisa de uma bancada de trabalho, ok? Além disso, elas podem ser melhoradas com feitiços para aumentar sua durabilidade, eficiência, dentre outros aspectos. Para fazer essas melhorias, você precisa ir até uma mesa de encantamentos.

Como fazer escudo

Para fazer um escudo, você precisa de 6 tábuas de madeira e 1 barra de ferro.

  1. Colete a tábua madeira: você consegue uma tábua a partir de um bloco de madeira de qualquer árvore
  2. Colete uma barra de ferro: você pode obter uma barra de ferro ao quebrar blocos de ferro utilizando uma picareta, que são encontrados em cavernas e grutas
  3. Vá para a bancada de trabalho: após coletar esses itens, você deve organizá-los desta forma para obter o escudo:

Como fazer espada

Esta é a arma mais fácil de fazer e te ajudará a se defender das criaturas noturnas. Para criá-la, você precisa de 1 graveto e 2 blocos de um desses itens: de tábua, pedregulhos, pedra-negra, barra de ferro, barra de ouro ou diamante.

  1. Crie o graveto: você vai precisar de duas tábuas de madeira. Para criar o graveto, vá até a grade de criação e coloque uma tábua na parte inferior e uma logo acima;
  2. Colete os blocos do material que preferir: prepare o bloco de acordo com o material que preferir;
  3. Vá para a bancada de trabalho: coloque o graveto na parte inferior e os dois blocos acima, conforme a imagem abaixo.

Como fazer vidro no Minecraft

É com o vidro que você pode criar janelas, frascos para poções e vidro temperado, que suporta calor. Para criar vidro, você precisa de areia ou areia vermelha e uma fornalha.

  1. Colete a areia: ela pode ser encontrada em desertos, praias e rios, por exemplo. Para facilitar a extração, você pode utilizar uma pá;
  2. Colete combustível: pode ser carvão, madeira, vara de Blaze ou qualquer outro que você tenha próximo;
  3. Utilize a fornalha: coloque a areia e o combustível na fornalha. Desta forma, cada bloco de areia se converterá em um bloco de vidro pronto para usar.

Como fazer laço no Minecraft

O laço é um item utilizado para capturar e prender animais e criaturas durante o jogo.

Para criar um laço, você precisa de 4 teias de aranha e 1 gosma de Slime.

  1. Consiga teias de aranha: para isso, você terá que matar algumas aranhas até conseguir as quatro teias necessárias
  2. Consiga a gosma de Slime: para obter esse item, você precisa matar um Slime, que geralmente é encontrado em cavernas ou pântanos
  3. Vá até a mesa de trabalho: organize os itens de acordo com a imagem abaixo para criar um laço:

Como fazer livro no Minecraft

Existem dois tipos de livros no Minecraft: o livro comum e o livro com pena. O livro comum não tem muita utilidade no jogo, podendo ser apenas vendido para aldeões bibliotecários. Já o livro com pena pode ser utilizado para escrever de verdade, o que é muito mais útil para seu personagem.

Os livros também são utilizados para criar as mesas de encantamento, que vão te ajudar a melhorar suas armas e ferramentas. Para criar um livro comum, você precisa de 3 folhas de papel e 1 pedaço de couro.

  1. Colete as folhas de papel: as folhas podem ser coletadas a partir da cana-de-açúcar, que nasce próxima a rios. Cada cana-de-açúcar gera uma folha
  2. Colete o couro: você conseguirá esse item ao derrotar vacas e outros animais
  3. Vá até a mesa de trabalho: organize os itens de acordo com a imagem abaixo para criar um livro:

Para criar um livro com pena, você precisa de 1 livro comum, 1 bolsa de tinta e 1 pena

  1. Colete a bolsa de tinta: você conseguirá esse item ao derrotar lulas no mar
  2. Colete uma pena: pegue a pena ao derrotar uma galinha
  3. Vá até a mesa de trabalho: organize os itens de acordo com a imagem abaixo para criar um livro com pena

Como fazer portal no Minecraft

Existem dois mundos no Minecraft: o Overworld e o Nether. O primeiro é onde os jogadores vivem normalmente e o segundo é um mundo paralelo, no qual vivem criaturas mais perigosas e é repleto de lava e escuridão.

E talvez você esteja se perguntando o que isso tem a ver com o portal. Simples, é através dele que o jogador pode transitar de um mundo a outro!

Para construir um portal você precisa de pelo menos 10 cubos de Obsidian e 1 isqueiro.

Colete os Obsidian: para conseguir esse item, basta jogar um balde de água em um bloco de fonte de lava e depois minerá-lo com uma picareta;

Consiga um isqueiro: também chamados de pederneiras, são encontrados em portais arruinados e nos arredores das Fortalezas do Nether;

Posicione os blocos de Obsidian: eles devem ser posicionados de maneira que formem uma porta, com base, laterais e teto (conforme a imagem abaixo);

Acenda o isqueiro: quando tiver tudo certo, acenda o isqueiro na frente da porta para abrir o portal.

Gostou das dicas? Envie para seus amigos também conseguirem jogar usando duma das opções abaixo.


Compartilhar o artigo