O que são juros rotativos do cartão de crédito e como evitar

O que são juros rotativos do cartão de crédito e como evitar

O cartão de crédito é uma ótima forma de realizar e parcelar compras de produtos que toda a família deseja como smartphones, TVs, games e outros. Além disso, eles sempre estão oferecendo vantagens como programas de fidelidade, descontos em parceiros e cashback (receber parte do valor da compra de volta em dinheiro).

Com a tecnologia, ficou muito mais simples acompanhar essas vantagens e manter a saúde financeira ao olhar o valor da fatura do mês e até mesmo dos próximos! Assim, fica mais fácil organizar a vida financeira e evitar cair nos famosos juros rotativos, por exemplo.

Afinal, juros rotativos, você sabe o que é?

O crédito rotativo é uma das opções mais conhecidas dos clientes de cartão de crédito. Durante anos, foi uma das poucas soluções para quem não consegue pagar a fatura por inteiro. Se o titular do cartão pagar menos que o total da fatura, o valor restante entra na fatura seguinte e são cobrados juros. Caso não pague, novamente o total com juros segue para nova fatura e com mais juros. Por isso, muitas vezes, ouvimos que são juros bola de neve.

Dá uma olhada no primeiro episódio da série Tudo Sobre Digio com o tema juros rotativos para saber mais:

Uma das recomendações mais sugeridas é de evitar ao máximo pagar esse tipo de crédito. O motivo é simples: é uma das taxas mais caras do mercado. De acordo com o Banco Central (BC), para quem paga o mínimo de 15% da fatura dentro do prazo, a taxa de juros do cartão de crédito rotativo atingiu 301,9% ao ano em dezembro de 2020.

Para aqueles que não fizeram o pagamento do valor mínimo, a taxa atingiu 347% ao ano no último mês de 2020. Apesar disso, há empresas no mercado que oferecem outras soluções em seus cartões de crédito com juros mais em conta.

Não caia nos juros rotativos

Algumas atitudes simples podem evitar que você precise da opção do crédito rotativo. A melhor forma de evitar juros desnecessários é ter educação financeira, ou seja, saber o quanto você ganha, gasta e como fazer render seu dinheiro.

Conheça algumas dicas abaixo:

• Conheça as taxas de juros cobradas (verifique com seu banco) ou no site do Banco Central;
• Procure cartões de crédito que ofereçam opções além dos juros rotativos – como o DigioCartão, por exemplo;
• Saiba o quanto você ganha e gasta mensalmente;
• Controle seus gastos, anote-os e some todos eles. Há bancos, como o Digio, que também oferecem uma forma amigável para você visualizar essas informações;
• Fique atento a compras parceladas. Caso esteja em dúvida, é possível checar na fatura ou no app;
• Sempre que puder, pague o total da fatura para evitar qualquer tipo de juros;
• É melhor pagar qualquer valor do que não pagar nada e deixar a fatura total em atraso.

Estourei o orçamento e agora?

Antes de mais nada: imprevistos acontecem e é importante se organizar e achar uma forma que caiba no seu bolso. Observe sua fatura do cartão de crédito para entender as opções disponíveis para você. Procure também informações na parte de ajuda do app do seu cartão.

No caso dos clientes DigioCartão, eles não são cobrados dessas taxas enormes – de juros sobre juros – quando o cliente faz o pagamento de uma parte do valor total da fatura e deixa o restante acumular para a o mês seguinte. O DigioCartão oferece a possibilidade de solicitar o parcelamento da fatura com simples toques no DigioApp.

Depois de encontrar uma saída interessante para seu bolso, você também deve planejar e evitar sustos futuros com suas contas ao buscar ter seu orçamento em dia. A gente sabe que sair do vermelho não é uma tarefa simples, mas é possível. Não se esqueça de sempre somar e negociar todas as suas dívidas, saber o quanto está ganhando e buscar informações sobre educação financeira.

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre juros rotativos, aproveita para seguir e favoritar o DigioBlog e acompanhar dicas de educação financeira e novidades sobre o Digio.

Ainda não tem o DigioCartão sem anuidade e sem juros rotativos?

Peça já o seu!