O que é Streaming de games? Quais são as principais plataformas?

O que é Streaming de games? Quais são as principais plataformas?

Quando o assunto é game, muitas pessoas dos anos 80 e 90 remetem ao Super Mario Bros, jogo bem popular que marcou a infância de muita gente.

Era comum os amigos se reunirem na casa um dos outros para jogar, seja por não terem o aparelho de vídeo game em casa, para ter companhia e revezar na hora de jogar, fazendo o momento de espera virar um tipo de “entretenimento assistido”.

Depois dessa lembrança com a infância gamer, podemos dizer que o assistir games é mais antigo do que pensamos e mudou muito com a tecnologia com o uso de streaming. De forma resumida, é um método atualizado de transmissão de jogos em tempo real pela internet, ou seja, uma opção para que os usuários assistam vídeos online de outros jogadores, sem precisar fazer o download ou estar no mesmo local físico. Há também a opção de interagir com o jogador e até mesmo assistir a gravação posteriormente.

Mas afinal, de onde vem a cultura do streaming e para onde vai?

O que é streaming de games?

Antes de tudo, precisamos relembrar que o streaming é uma tecnologia que foi reinventada na década de 90 – depois da chegada da internet. Sim, reinventada pois o primeiro meio de streaming foi o rádio.

Ao manipular frequências elétricas, foi criada uma forma de transmitir informações (entre militares que antes, se comunicavam por código Morse) de dois locais sem o uso de fios. A tecnologia foi evoluindo até ser uma forma de trazer as notícias do dia, música e gerar entretenimento.

A tecnologia começou a se tornar mais popular e revolucionária, sendo presente em vário meios como filmes e músicas e na criação de plataformas tais como: YouTube, Netflix e Spotify.

Hoje, já há diversas opções também para consumir conteúdos gamers que são assistidos por milhões de pessoas ao mesmo tempo. Elas desejam entender como um craque do League Of Leagends realiza suas estratégias ou até mesmo ver as reações de quem está jogando Fortunite, Rainbow Six – sempre com a exibição da tela do jogo e também com uma câmera para o jogador. Além disso, é possível conversar com os jogadores que, em muitas vezes, transformam-se em grandes celebridades como a Malena e Rato Borrachudo.

Há diversas plataformas dedicadas apenas à transmissão do universo gamer 🕹

Principais plataformas de games

Durante o isolamento social devido ao COVID-19, pesquisas apontam que o os streamers brasileiros de games observaram sua audiência crescer. Dentre as plataformas mais acessadas de streaming de games temos:

Twitch
É conhecida por ter uma grande comunidade de usuários por sua variedade de tipos de jogos que são transmitidos. Ela possui uma transmissão fácil para a maioria das plataformas. No computador, é possível customizar tudo pelo Twitch Studio e não há a opção de transmissão por meio do app apara smartphones.

Facebook Gaming
Uma das redes sociais mais conhecidas no mundo permite criar, gerenciar torneios e divulgar a transmissão em grupos e páginas interessados no assunto. Além disso, por ser integrado à rede social, existe a presença de uma timeline e de mensagens.

Muitos jogadores famosos aproveitam seus perfis nessa rede diante do grande número de seguidores. Para realizar a transmissão, é necessário usar softwares de terceiros para fazer stream pelo desktop. Já o app, disponível para Android, permite transmissões diretamente do smartphone.

Youtube
A plataforma de compartilhamento de vídeos do Google está repleta de vídeos de streamings gravados e ao vivo. Há inclusive uma seção “jogos” com destaque. Por ser amplamente conhecida, muitos jogadores também utilizam essa plataforma – que possui até mesmo uma forma simples para realizar a transmissão de jogos do Playstation, por exemplo.

Para escolher a melhor plataforma para realizar o seu streaming:
• Considere qual suporta mais seus games favoritos.
• Pesquise os principais streamers do gênero e veja a onde eles estão;
• Tenha uma internet de alta velocidade para conseguir jogar sem complicações 😊

E aí, preparadx para entrar de cabeça do mundo dos streamers de games?