COVID-19: como encarar sem “pirar”

COVID-19: como encarar sem “pirar”

A crise que estamos vivendo demanda saúde integral: física, emocional, mental, social e espiritual.
A qualquer tempo a sua saúde depende não só do como cuida do seu corpo, (alimentação, exercícios físicos, acompanhamento médico e cuidados com sono) mas também da relação com suas próprias emoções (saúde emocional), da relação com seus próprios pensamentos (saúde mental), da relação com os grupos sociais com os quais convive (saúde social), como também da sua relação consigo mesmo e o Universo (saúde espiritual).

Agora que vivemos algo nunca antes vivido por nós e, consequentemente, estamos desbussolados (sem clareza do rumo a ser tomado, sem segurança e sem estabilidade), precisamos mais do que nunca cuidar da nossa saúde de forma integral. Como?

Saúde Física

Comer comida de verdade na quantidade que seu corpo demandar (e não sua gula emocional), fazer atividade física (para ampliar o movimento que está restrito a poucos cômodos) e ter boas noites de sono.

Saúde emocional

Acolher os sentimentos negativos (medo, tristeza, tédio, irritação etc.), nomeá-los (estou sentindo medo, tristeza, tédio, irritação etc.), experienciá-los (acolhendo e realmente sentindo-os) e finalmente agindo de acordo com nossos valores (p.e. se eu valorizo relacionamento não posso transmitir a minha irritação nas relações).

Conheça mais sobre agilidade emocional:

Saúde mental

Aceitar os pensamentos, sejam eles positivos ou negativos e organizá-los. Não é hora de remoer as falhas do passado (o que leva à depressão) ou fantasiar o futuro (o que leva à ansiedade). É hora de viver o aqui e agora, um dia por vez, colocando cada pensamento em seu lugar. Inclusive sugiro que faça mapas mentais para encontrar um bom lugar para cada pensamento.

Veja como:

Saúde social

Criar momentos agradáveis com quem está “confinado” com você e com amigos e família é fundamental para enriquecer sua vida. Isolamento físico não pode ser sinônimo de isolamento social – agende cafés da manhã, da tarde, happy hours e diversos encontros virtuais.

Saúde Espiritual

Ter momentos seus com você mesmo, de conexão mais profunda consigo e com o Universo, buscando sua paz interior e refletindo sobre a coerência entre o que fala e faz.

Para te ajudar a entrar no estado ideal a meditação pode ajudar:

Te garanto que ao cuidar da sua saúde integral você dará um salto qualitativo em sua vida.

Autora: Beatriz Cara Nóbrega, Superintendente de Gente, Gestão e Experiência do Cliente

Formada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com pós MBA em Conselho pela Saint Paul & European School Of Management and Technology, a executiva conta com mais de 20 anos de experiência em empresas líderes em seu segmento, incluindo a vivência na definição e condução de processos de Recursos Humanos em situações complexas, tais como fusão e aquisição, reestruturação organizacional e mudança de sede de negócios em diferentes países. Anteriormente, ocupou cargos de alta gestão em empresas como Inmetrics, Pernambucanas e Grupo Itaú. Ela também atua como Mentora de Mulheres, Coach de Executivos, Palestrante, Conselheira, Colunista no IT Forum 365 e Professora de Pós-Graduação. No Digio, a executiva é responsável por Pessoas – colaboradores e clientes, bem como Excelência Operacional e Metodologia Ágil.


Compartilhar o artigo